O Campeonato Catarinense 2025 começa neste sábado (12) e os 12 times participantes já estão com técnicos definidos para o início da temporada. Entre eles, estão comandantes que dão continuidade ao trabalho como, por exemplo, Gilmar Dal Pozzo e Enderson Moreira, mas também tem um “Mister” português entre as caras novas na beira do campo.

Continua depois da publicidade

Conheça os técnicos dos times do Campeonato Catarinense 2025

Brusque: Filipe Gouveia

O Brusque anunciou a contratação do novo técnico apenas na última segunda-feira (6). Trata-se de Filipe Gouveia, de Portugal, que é o primeiro técnico estrangeiro na história do Quadricolor. O comandante de 51 anos possui passagens por equipes da Arábia Saudita, como Al-Faisaly, na última temporada, além de Al-Hazm, Al-Jabalain e Al Taawoun.

Continua depois da publicidade

Em Portugal, Gouveia dirigiu clubes como Boavista, SC Salgueiros, Santa Clara, Covilhã, Leixões, Vilafranquense e Académica OAF, este último o único representante da primeira divisão em sua trajetória como técnico.

Avaí: Enderson Moreira

Enderson Moreira, 53 anos, assumiu o cargo de técnico do Avaí em agosto de 2024 no meio da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de não conseguir o acesso, ele foi mantido no comando da equipe para a atual temporada.

Enderson Moreira confirma saída de quarteto no Avaí

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsAp

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Antes disso, o seu último trabalho foi no Sporting Cristal, do Peru. Porém, acumula passagens por América-MG, Goiás e Botafogo, por exemplo, onde conquistou acessos para a elite do futebol nacional.

Barra: Renan Brito

Renan Brito, 39 anos, será o técnico do Barra para a temporada 2025, que terá, também, a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Antes disso, o ex-goleiro ocupava o cargo de auxiliar técnico do Pescador.

Continua depois da publicidade

Caravaggio: Luiz Carlos Cruz

Luís Carlos Cruz está no comando do Caravaggio desde a disputa da Série B do Catarinense de 2024, que resultou no acesso e título. Natural de Lages, o profissional já trabalhou em diversas equipes brasileiras como, por exemplo, Fortaleza, Chapecoense, Figueirense e Remo.

Chapecoense: Gilmar Dal Pozzo

Gilmar Dal Pozzo chegou na Chapecoense após deixar o Avaí e com a missão de livrar o Verdão do Oeste do rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. Além de conseguir sucesso na missão, o profissional foi mantido para a atual temporada e segue trilhando a história na sua 4ª passagem pela Chape.

Concórdia: Jailson Zatta

Natural de Frederico Westphalen (RS), Jailson Zatta foi anunciado como técnico do Concórdia ainda em agosto de 2024 e participou da campanha do título da Copa Santa Catarina. Antes disso, foi auxiliar técnico do Galo do Oeste.

Criciúma: Zé Ricardo

O técnico Zé Ricardo foi anunciado pelo Criciúma ainda na pré-temporada após a saída de Cláudio Tencati, que foi resultado do rebaixamento do Carvoeiro na Série A do Campeonato Brasileiro. O atual comandante, 53 anos, comandou o Goiás em 2024, mas ficou apenas três meses e logo foi demitido, apesar do aproveitamento de 68% no Esmeraldino.

Continua depois da publicidade

Figueirense: Thiago Carvalho

Thiago Carvalho foi anunciado como técnico do Figueirense ainda em novembro de 2024. O profissional de 36 anos comandou o Vila Nova na última temporada no final da Série B. A sua maior conquista foi a Série D de 2021 pela Aparecidense.

Hercílio Luz: William Araújo

William Araújo também foi confirmado no comando do Hercílio Luz ainda em novembro de 2024, após a saída de Eduardo Souza. Antes disso, ele estava no comando da equipe sub-23 do Cuiabá.

Joinville: Hemerson Maria

Hemerson Maria é um velho conhecido dos torcedores do Joinville. O profissional comandou o Coelho entre 2014 e 2016 em 119 jogos e comandou o JEC na conquista da Série B de 2014, que é a principal conquista da história do clube.

Marcílio Dias: Eduardo Souza

Eduardo Souza assumiu o Marcílio Dias em novembro após a saída do Hercílio Luz. O Marinheiro será o terceiro clube catarinense consecutivo no currículo do comandante que também trabalhou no Barra no início de 2024. Antes disso, ele também passou pelo Atlético-GO e Londrina na temporada de 2023.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina: Ademir Fesan

Um dos estreantes na elite do Campeonato Catarinense, o Santa Catarina conta com Ademir Fesan para comandar a Águia neste estadual. Antes disso, ele passou pelo São Bento ao longo da temporada de 2024, mas comandou a equipe em apenas 10 jogos. Ele também conta com passagens pelo Cascavel e Grêmio Prudente.