nsc
    dc

    Livros

    Conheça os vencedores do Nobel de Literatura dos últimos 15 anos

    A jornalista bielorusso Svetlana Alexievich, 67 anos, foi a contemplada pela Academia Sueca nesta quinta-feira

    08/10/2015 - 11h25 - Atualizada em: 08/10/2015 - 15h05

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Svetlana Alexievich, Patrick Modiano, Alice Munro, Mo Yan e Tomas Tranströmer
    Svetlana Alexievich, Patrick Modiano, Alice Munro, Mo Yan e Tomas Tranströmer
    (Foto: )

    A nova Nobel de Literatura foi divulgado nesta quinta-feira. A jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, 67 anos, foi a 14ª mulher eleita pela Academia Sueca. Oposicionista ao regime soviético, tem diferentes livros que abordam conflitos e a realidade social de sua região de origem - nenhum dele publicado no Brasil.

    Nobel de Literatura vai para a jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich

    Francês Patrick Modiano é laureado com o Nobel de Literatura 2014

    Conheça outros vencedores do prêmio:

    2014: PATRICK MODIANO

    O escritor francês conhecido por livros que abordam pela ficção as consequências da II Guerra Mundial, como Remissão da Pena e Flores da Ruína.

    2013: ALICE MUNRO

    A contista canadense constrói narrativas com densas personagens femininas. Tem diferentes títulos publicados no Brasil pela Biblioteca Azul e pela Cia das Letras.

    2012: MO YAN

    Os livros do escritor chinês fundem realidade, contos populares e ficção fantástica. Neste mês, seu romance As Rãs foi lançado no Brasil.

    2011: TOMAS TRANSTRÖMER

    O poeta sueco, que morreu em março, tem sua obra traduzida para mais de 50 países, mas ainda não chegou ao mercado editorial do país.

    2010: MARIO VARGAS LLOSA

    Jornalista e escritor peruano, tem mais de 40 títulos publicados, entre ficção e ensaio. Destacam-se romances como A Guerra do Fim do Mundo.

    2009: HERTA MÜLLER

    Escritora alemã conhecida pelos relatos sobre a Romênia comunista de Nicolae Ceausescu, como A Raposa Já Era o Caçador.

    2008: JEAN-MARIE GUSTAVE LE CLÉZIO

    O autor francomauriciano tem mais de 40 obras publicadas, entre contos, romances e ensaios. Um dos destaques é Refrão da Fome, romance que aborda a Europa sob o nazismo.

    2007: DORIS LESSING

    Considerada pela Academia Sueca como uma "contadora épica da experiência feminina", a escritora britânica morreu em 2013, e tem vários títulos publicados no Brasil.

    2006: ORHAN PAMUK

    Romancista turco, tem best-sellers internacionais como os romances Neve e O Livro Negro, nos quais aborda questões sociais e religiosas.

    2005: HAROLD PINTER

    Morto em 2008, o britânico tem importantes obras na dramaturgia e na prosa. É autor de A Volta ao Lar, peça dirigida no Brasil por Fernando Torres.

    2004: ELFRIEDE JELINEK

    A austríaca aborda temas contemporâneos como a violência na sociedade de consumo. No Brasil, publicou A Pianista e Desejo.

    2003: J.M. COETZEE

    Natural da África do Sul, publicou mais de 20 livros, muitos deles lançados no Brasil. As obras tratam de temas como violência, censura, opressão e exílio.

    2002: IMRE KERTÉSZ

    Autor de romances como Sem Destino e Liquidação, o escritor húngaro é conhecido por abordar a violência da II Guerra, da qual ele mesmo foi vítima.

    2001: V.S. NAIPAUL

    Nascido em Trinidad e Tobago, trabalhou na Inglaterra como jornalista. Tem vários livros publicados no país, abordando desde sua infância até temas contemporâneos.

    2000: GAO XINGJIAN

    O escritor chinês trabalha a realidade de seu país em romances e peças de teatro. No Brasil, publicou A Montanha da Alma, que está esgotado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas