Os ingredientes que estão ao alcance dos catarinenses podem ser essenciais na preparação de pratos finos, tradicionais da culinária mundial. A carne suína, além de extremamente suculenta e com pouquíssima gordura, contribui de forma inigualável para produção de iguarias apetitosas. Assim como a carne de frango, que pode definir um cardápio de alta gastronomia como nenhuma outra carne.
Continua depois da publicidade
Sabor Catarina: fique por dentro do agro que alimenta nosso Estado
Na Europa, por exemplo, ensopados de frango são pratos requintados na Itália e podem ser combinados com massas, para tornar o menu ainda mais típico. Em diversos casos, receitas de família são passadas de geração em geração e a principal dica é deixar a massa al dente.
O coq au vin é outro protagonista da cozinha europeia. A receita original da França era preparada com galos em idade avançada e o vinho era utilizado para amaciar a carne. Atualmente, pode ser preparado com frango ou galinha caipira.
Até mesmo peças que pareciam distantes da alta gastronomia começam a ser reinventadas e ganham espaço em menus disputados. A asinha de frango, por exemplo, ganhou inspiração no confit de coxa de pato e pode ser servida com molho agridoce de mel e vinagre de pêssego.
Continua depois da publicidade
Numa mistura de sabores inigualável, o cassoulet é uma espécie de feijoada, preparado com feijões brancos, frango e variedades de carne de suína. Originário das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse, este clássico da culinária francesa teria nascido durante a guerra dos Cem Anos como um cozido feito com todos os ingredientes disponíveis para dar forças aos soldados.
Já uma das receitas mais exóticas do México tem como protagonista a carne suína, servida com o molho especial feito com especiarias e chocolate. Para esse tipo de guisado, utilizam-se diversos tipos de pimenta, amêndoas, passas, cravo, salsa, alho, canela e chocolate amargo.
O schnitzel é um prato típico da Áustria: o lombo do porco bem fino é empanado e frito. Para acompanhar, molho de champignon fresco.

As receitas com diferentes cortes de carne suína são responsáveis por pratos únicos e saborosos. Tradicional na Alemanha, o joelho de porco com chucrute exige que a carne fique na água por 24 horas e depois asse por mais seis. Já a costelinha com molho barbecue, típica da Austrália, é prática para fazer e agrada os fãs da boa culinária.
Continua depois da publicidade
Para não ficar apenas com água na boca, separamos uma receita clássica, e muito simples de preparar, para ser colocada em prática e surpreender amigos e familiares. O cordon bleu é um prato originário da Suíça, feito com uma fina fatia de carne, envolto ou recheado com queijo e presunto, sendo, em seguida, empanado e frito. A receita é tradicionalmente preparada com carne suína ou peito de frango. Confira:
Filé de Frango à Cordon Bleu
Ingredientes:
–> 2 filés de peito de frango
–>Sal
–> Pimenta do reino
–> 50g de presunto
–> 100g de queijo mussarela
–> Farinha de trigo para empanar
–> 3 ovos
–> Farinha de rosca para empanar
–> Óleo para fritura
Modo de preparo
Abrir os filés de frango de forma que fiquem bem finos e temperar com sal e pimenta. Rechear com presunto e queijo e fechar bem. Passar na farinha de trigo, em seguida, no ovo e na farinha de rosca. Fritar em óleo quente.
Outras receitas e sugestões de pratos você encontra no portal Sabor Catarina.
Conteúdo patrocinado pelo Icasa e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content