nsc
    dc

    Capivari de Baixo 

    Conselheiras tutelares têm bens bloqueados por improbidade administrativa no Sul de SC

    MPSC aponta que conselheiras se omitiram em algumas situações, colocando crianças em risco 

    31/10/2019 - 10h17

    Compartilhe

    Lariane
    Por Lariane Cagnini

    Cinco conselheiras tutelares de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, terão os bens bloqueados por determinação da Justiça. O pedido partiu do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por ato de improbidade administrativa, pois segundo a ação civil pública, as Conselheiras não têm cumprido com suas responsabilidades legais.

    A Promotoria de Justiça da Comarca de Capivari de Baixo relata uma série de casos nos quais as conselheiras não agiram conforme a legislação determina. Essa suposta omissão colocou, inclusive, a integridade das crianças e adolescentes em risco. O bloqueio de bens, deferido até o limite de R$ 29,5 mil para cada uma, foi requerido para garantir o pagamento de multa em caso de condenação.

    Um dos casos tratados na ação é do bebê agredido pelo pai no ano passado. A criança deu entrada no hospital com 15 dias, com costelas quebradas, e havia suspeita de maus tratos. O Conselho disse que não havia registro anterior envolvendo a família, e descartou a hipótese de agressão. Semanas depois, o bebê foi novamente internado, com afundamento de crânio, e o pai foi preso.

    A promotora de Justiça Elizandra Sampaio Porto sustenta que as conselheiras violaram os princípios da moralidade, da legalidade, da honestidade e da lealdade. Portanto, considera o Ministério Público, devem ser punidas nos termos da Lei de Improbidade Administrativa, que prevê as sanções da perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público.

    A decisão liminar é passível de recurso, o Conselho Tutelar foi procurado para se manifestar, mas ninguém atendeu às ligações.

    ​Leia as últimas notícias do NSC Total​​

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas