nsc
    dc

    Pequenas doses

    Consumo moderado de álcool ajuda a manter o colesterol bom, sugere estudo

    Por outro lado, beber demais prejudicaria a saúde

    17/11/2016 - 12h37

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente sempre foi a receita indicada para manter uma vida saudável. A novidade, agora, fica por conta da inclusão de doses moderadas de bebidas alcoólicas para conservar os níveis de HDL, o chamado colesterol bom.

    Um estudo apresentado no "American Heart Association's Scientific Sessions 2016", mostrou que, em pessoas que consumiram álcool moderadamente (meia dose para mulheres e até duas para homens, o que representa, segundo o com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, varia de 8 a 14 gramas de etanol puro), o índice do HDL caiu mais devagar em comparação com o de quem não bebeu nada ou ingeriu doses excessivas de bebidas alcoólicas (mais de uma dose para mulheres e mais de duas para homens). Os resultados foram obtidos com o acompanhamento de 80 mil chineses saudáveis durante seis anos. Eles foram divididos de acordo com o comportamento que reportaram: não consumidores de álcool, consumidores moderados ou excessivos.

    Leia mais:

    Beber vinho ou cerveja todos os dias pode trazer benefícios para coração, memória e ossos

    No estudo, também foi observado que o tipo de bebida influenciou na velocidade do declínio do HDL. Os consumidores de cerveja tiveram a queda mais lenta no indicador. No entanto, não havia um número suficiente de pessoas que tomavam vinho para analisar os efeitos da bebida sobre o colesterol bom.

    Outro aspecto levantado foi que, o consumo excessivo de álcool acabava com todos estes benefícios.

    Embora relevantes, os resultados não são definitivos. De acordo com os pesquisadores, é necessário realizar mais estudos em outras populações para validar as conclusões.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas