nsc
    nsc

    TOP OF MIND

    Cooperação se revela como a melhor maneira de superar obstáculos

    Sicoob SC/RS se mantém ao lado dos cooperados com linhas de crédito, incentivos e solidariedade

    25/11/2020 - 17h36

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Top of Mind
    (Foto: )

    Reforçando cada vez mais o modelo de negócios, o cooperativismo se mostrou ainda mais essencial durante a pandemia do novo coronavírus. A necessidade de união ressaltou os valores que movem o Sicoob SC/RS, que tem no DNA a busca por soluções de maneira coletiva e solidária. Assim, foi possível garantir a segurança financeira de cada associado que encontrou na instituição uma parceria para superar o período de desafios.

    Durante a pandemia, entre 17 de março até 30 de outubro, o Sicoob SC/RS repactuou 38.210 operações, totalizando cerca de R$ 1,8 bilhão em volume de crédito. Além de prorrogar milhares de contratos, adicionar prazos às operações, renegociar e prorrogar parcelas, o Sicoob SC/RS ainda ofereceu linhas de crédito para o associado superar a fase mais crítica, com linhas emergenciais e carência para início dos pagamentos.

    Nesse cenário, enquanto apenas 11,8% do crédito concedido por bancos privados foram destinados para pequenos negócios, as cooperativas financeiras registraram taxa de liberação de crédito acima dos 30% para esse público, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae. Números que, mais uma vez, salientam a preocupação do modelo com o sucesso individual dos cooperados, promovendo justiça financeira.

    Dessa forma, com transparência, a gestão democrática, interesse pela comunidade e intercooperação, a ideia de que cooperação é um importante motor do desenvolvimento econômico e social ganhou solidez.

    Interesse pela comunidade

    Outro princípio do cooperativismo que se sobressaiu durante este período foi da solidariedade e a responsabilidade social de contribuir para melhorar a vida de milhões de pessoas. Um dos exemplos foi a campanha para o Dia de Cooperar (Dia C), evento em que o Sicoob, ano após ano, sempre se faz presente. Impedido de realizar o encontro presencial, neste ano, a ação do Sicoob para o Dia C buscou arrecadar alimentos para a população mais carente, fator agravado pelo surgimento da pandemia do novo coronavírus.

    top of mind
    (Foto: )

    A participação do Sicoob SC/RS nesta ação envolveu 1.054 funcionários e dirigentes voluntários, de 23 cooperativas, que arrecadaram 70,8 toneladas de alimento não perecíveis em 483 pontos de coleta de 204 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

    Legados da pandemia

    A pandemia do novo coronavírus trouxe de imediato a preocupação para garantir a saúde de cooperados e colaboradores, provocando a aceleração da transformação digital. Hoje, cerca de 80% das 4,4 bilhões de operações realizadas pelo Sicoob SC/RS já são por aplicativos e internet banking. Ainda assim, o Sicoob tem ampliado sua rede física, na contramão dos grandes bancos - que seguem anunciando fechamento de boa parte das agências.

    O Sicoob SC/RS possui atualmente 524 agências em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Está presente em 267 municípios catarinenses (90,5% do total), em 55 no Rio Grande do Sul e em 25 no Paraná. Em 2020, a despeito da pandemia, abriu mais 22 agências em SC e RS.

    ​Confira o que outras marcas Top Of Mind fizeram para se manter protagonista em um ano de desafios

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas