nsc
santa

Decreto

Coronavírus: Blumenau prorroga situação de calamidade pública por mais uma semana

Prefeito Mário Hildebrandt assinou documento na noite desta terça-feira

25/03/2020 - 15h58 - Atualizada em: 25/03/2020 - 16h04

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Cidade deve ter restrições sociais por pelo menos mais uma semana
Cidade deve ter restrições sociais por pelo menos mais uma semana
(Foto: )

Com o anúncio do Governo do Estado de prorrogar a situação de emergência por conta do novo coronavírus em Santa Catarina, a prefeitura de Blumenau também estendeu as medidas emergenciais por mais uma semana. O decreto mantém as restrições em diversas áreas e a flexibilidade de compras para a Saúde, além de outras medidas administrativas.

Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus​

Isso significa que a cidade continuará sem transporte coletivo - exceto para os profissionais de unidades de saúde -, o prédio da prefeitura e comércio permanecem fechados, reuniões presenciais estão suspensas, assim como as obras públicas que estavam em execução.

Educação

Estudantes de escolas municipais e crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Blumenau terão aulas à distância durante o período de isolamento por causa do novo coronavírus. Conforme o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), o objetivo é disponibilizar o conteúdo virtualmente aos 35 mil alunos do município para não prejudicar o ano letivo.

A informação foi divulgada na noite desta terça-feira (24) durante a transmissão ao vivo que a prefeitura faz diariamente para atualizar a situação da doença na cidade. A secretária de Educação, Patrícia Lueders, explicou que o primeiro passo será identificar a realidade das famílias. Ou seja, mapear quantos têm acesso à internet, computador ou celular. Por isso, os responsáveis pelos estudantes devem preencher um formulário até domingo (29). Clique aqui para ver o documento.

Saúde

Praticamente todas unidades de saúde do município estão abertas (exceto os postinhos da Vila Itoupava, Itoupava Norte e Progresso). Consultas foram desmarcadas e a orientação é que pessoas com sintomas de coronavírus procurem as centrais montadas para este público.

Centrais para casos suspeitos de coronavírus

Os dois Ambulatórios de Atendimento para casos suspeitos de coronavírus, montados no Ginásio da Secretaria da Família (Pró-Família) e na Policlínica, continuam abertos. Cerca de 100 pessoas passaram pelas estruturas nos dois primeiros dias de atendimento, com sete pacientes sendo encaminhados para atendimento hospitalar.

Os Ambulatórios funcionam das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem os locais. Se houver esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, os pacientes devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Vacinação contra gripe

A 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue pelo terceiro dia com mais de 3 mil doses aplicadas em idosos acamados em casas asilares e trabalhadores de saúde imunizados em Blumenau.

A vacinação nas unidades de saúde inicia nesta quinta-feira (26) por agendamento. O objetivo é evitar aglomerações. O agendamento pode ser feito clicando neste link, com escala de prioridade pra agendamento pelo Aplicativo Pronto Mobile.

O agendamento também será possível ligando nas ESFs com salas de vacina. Nesta terça-feira (24) ele já havia sido interrompido pela grande procura. Quando novas vacinas chegarem o sistema liberará a opção de agendamento.

Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde, conforme estabelece o Ministério da Saúde. A Campanha Nacional de Imunização segue até o dia 22 de maio.

Clique aqui e receba notícias do Santa pelo WhatsApp

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas