nsc
    dc

    Intermediação

    Coronavírus: Epagri faz a feira chegar na casa dos consumidores 

    Agricultores encaminharam lista de produtos para voluntários organizarem pedidos em prédios

    02/04/2020 - 15h18 - Atualizada em: 02/04/2020 - 15h22

    Compartilhe

    Darci
    Por Darci Debona
    Produtos da roça são vendidos em sistema de delivery
    Profissionais de Epagri ajudam agricultores organizando grupos de produtores e de consumidores, além de publicidade
    (Foto: )

    Nesse período de isolamento os profissionais de Epagri estão auxiliando os agricultores para que possam fazer chegar seus produtos direto na casa do consumidor. São várias iniciativas via redes sociais, conectando grupos de agricultores, com o de potenciais clientes.

    Uma das iniciativas é do CaronaAgro, do escritório municipal da Epagri, onde a engenheira agônoma Caroline Moller Scholz e a colega Elisete Stenger criaram um grupo que já conta com cerca de 20 agricultores e outro grupo com cerca de 50 consumidores.

    ​​​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    - As feiras estavam sem movimento daí surgiu a ideia de fazer a entrega em casa. Pedimos uma lista de produtos para os agricultores, com os preços, e repassamos para pessoas que pudessem organizar os pedidos em seus condomínios, prédios. Nos sábado faremos a primeira entregas, que deve dar uns 30 pedidos. Ainda não conseguimos fazer pedidos pequenos de forma individual. Mas a ideia é que os agricultores a partir de agora assumam o projeto e possam quem sabe atender também solicitações individuais – disse Caroline.

    Ela afirmou que a experiência de sua colega com projetos e na área administrativa tem auxiliado na hora de montar as planilhas. As duas estão trabalhando cada uma em sua casa.

    Serviço de delivery de produtos agrícolas
    Projeto criado em Chapecó para ligar agricultores e consumidores em tempos de isolamento
    (Foto: )

    Em Joaçaba o agricultor Ricardo Pilger viu sua demanda cair quando foram suspensas as aulas na Unoesc, onde tinha muitos clientes que voltaram para suas casas. Ele procurou a gerência regional da Epagri em Campos Novos e, com uma publicidade nas redes sociais, conseguiu 11 clientes em três dias.

    - Em poucas horas o telefone não parava mais de tocar e os pedidos iam chegando – disse o agricultor, que chamou até a irmã para ajudá-lo com os pedidos.

    O agricultor Rosnei Schmidt,de Presidente Getúlio, viu seus pedidos de produtos orgânicos triplicarem desde o início do isolamento.

    - Com a situação da doença, dos problemas que podem vir, as pessoas se conscientizaram um pouco em consumir mais orgânico. Não é só porque não pode sair de dentro de casa, acho que a necessidade de consumir uma comida mais saudável chegou agora um pouco mais forte – avaliou o produtor.

    Outras informações podem ser buscadas no site da Epagri (epagri.sc.gov.br).

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas