nsc

Liberação ou não

Coronavírus: municípios podem decidir se ampliam restrições, confirma Governo de SC 

Prefeituras tem a opção de manter, mas não aliviar as medidas impostas pelo Estado

13/04/2020 - 11h09

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Fila em loja de tecidos em São José na manhã desta segunda-feira
Fila em loja de tecidos em São José na manhã desta segunda-feira
(Foto: )

Diante do novo decreto estadual, publicado neste domingo (12), cada prefeitura deverá definir sua situação para manter ou ampliar as restrições diante da pandemia de coronavírus. A informação foi confirmada pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e corroborada pela presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Saulo Sperotto. Como exemplo, o comércio de rua, pousadas e hotéis em Florianópolis seguem fechados mesmo após liberação do Estado.

​​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

— Nós temos situações bem diferentes, caso da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e região de Joinville em comparação com municípios menores. A orientação da Fecam é de que, em um primeiro momento, lembrar que a população é responsável para evitar a contaminação. Estamos preparando uma parte documental para que todos os municípios tenham uma forte ação preventiva — declarou o presidente da Fecam, que é prefeito de Caçador.

Ouça a entrevista do presidente da Fecam, Saulo Sperotto, para a CBN Diário:

Uma das decisões tomadas pelo governo catarinense foi a reabertura do comércio de rua a partir desta segunda-feira (13). O presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Ivan Tauffer, diz que a situação de momento ainda não é o ideal para o setor, mas entende que há necessidade de medidas para evitar a propagação do coronavírus.

— No interior do estado, existem pequenos estabelecimentos mantidos pelos familiares, que já estão sem recursos. Os caixas estão secos, e ele tem que pagar o salários dos colaboradores, além do sustento da família. Pela pandemia, é uma medida boa, para trazer os microempresários de volta à atividade — opinou Tauffer.

Ouça a entrevista do presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, para a CBN Diário:

Leia também: Prefeituras catarinenses terão modelo de decreto municipal para combate ao coronavírus

Colunistas