nsc
dc

vítimas do vírus

Coronavírus: SC teve média de 4,43 mortes por dia em junho

Pico ocorreu no dia 5 de junho, quando sete pessoas perderam a vida para a doença

09/06/2020 - 06h00

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Cristian Edel
Por Cristian Edel Weiss
mortes no mundo
(Foto: )

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus saltou nessa primeira semana de junho em Santa Catarina e fez com que a média diária de óbitos se tornasse a mais alta no Estado desde o início da pandemia. Em apenas sete dias, de 1º a 7 de junho, 31 pessoas perderam a vida em municípios catarinenses, vítimas da Covid-19. A média é de 4,43 mortes por dia neste período, com pico no dia 5, quando sete pessoas morreram.

> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo

Nos dois meses anteriores, a média diária de óbitos pela doença não chegou a três entre os dias 1º e 7. Em maio, houve 2,14 mortes por dia na primeira semana. Em abril, o número foi ainda menor, com 1,71 óbitos a cada dia. A conta levou em consideração o dia exato dos óbitos e não o de divulgação pelo governo estadual.

Se considerada a totalidade de cada mês, a começar por março, quando foi divulgada a primeira contaminação pelo vírus em Santa Catarina, a aceleração de junho aparece ainda mais agressiva. Em março, a média total de mortes por dia ficou em 0,71. Em abril, cresceu para 1,63 e em maio para 2,97.

Ao todo, Santa Catarina registra 177 mortes desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira (8), o governo confirmou seis novas mortas. Duas delas ocorreram no sábado (6) e quatro no domingo (7). Há 11,7 mil casos confirmados no Estado desde o início da pandemia.

Colunistas