nsc
hora_de_sc

Calendário 2021

Corpus Christi em 2021 é feriado nacional ou ponto facultativo? Entenda

Veja em quais Estados do Brasil a celebração religiosa foi antecipada

28/05/2021 - 13h18 - Atualizada em: 28/05/2021 - 13h19

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Celebração de Corpus Christi em Florianópolis
Celebração de Corpus Christi em Florianópolis
(Foto: )

Algumas regiões têm antecipado feriados com o objetivo de conter a disseminação do Coronavirus no Brasil. O próximo feriado que estaria previsto do nosso calendário é o de Corpus Christi.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Nesse contexto é bastante comum surgir a seguinte dúvida: será que o feriado de Corpus Christi foi antecipado em Santa Catarina? Esse questionamento é bastante pertinente, pois já na próxima semana vai acontecer o feriado religioso.

Pensando na importância desse tema, vamos explicar sobre a situação desse feriado em Santa Catarina e também em outras regiões do país.

O que é o feriado de Corpus Christi?

Corpus Christi faz referência a uma expressão oriunda do latim e traduzindo para o nosso idioma significa “corpo de Cristo”. Trata-se, portanto, de uma homenagem à eucaristia.

Essa comemoração do catolicismo é feita com o objetivo de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pão consumido representa o corpo de Jesus Cristo e o vinho simboliza o sangue de Cristo.

Vale destacar também que a eucaristia refere-se à Última Ceia que foi feita por Cristo e seus discípulos durante a semana santa. Naquele dia, foi feito o pedido de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória.

Quando a data acontece?

Não há muitos segredos em relação ao tema. A comemoração do Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois da Páscoa. Vale destacar que a data é celebrada em uma quinta-feira nisso ocorre pelo fato de A Última Ceia ter ocorrido em uma quinta-feira de acordo com a tradição Cristã.

Desse modo, neste ano a comemoração de Corpus Christi já vai acontecer no dia 3 de junho, na próxima quinta-feira.

Tapetes feitos para celebrar Corpus Christi em Chapecó, em 2019
Tapetes feitos para celebrar Corpus Christi em Chapecó, em 2019
(Foto: )

Corpus Christi foi antecipado em 2021?

A data foi antecipada em algumas regiões, como a cidade de São Paulo e o estado do Piauí. Em Santa Catarina, no entanto, Corpus Christi não foi antecipado e, desse modo, ele está confirmado para acontecer normalmente em 3 de junho.

Quais regiões optaram por antecipar a data?

Destacamos anteriormente que o governo de Santa Catarina optou por não antecipar a data de Corpus Christi. No entanto, cada unidade Federativa teve autonomia para tomar a decisão de fazer antecipação ou não.

Nesse contexto, algumas regiões optaram por antecipar a data de Corpus Christi. Entre elas estão a cidade de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro e também o estado do Piauí. Ambas as medidas foram tomadas com o objetivo de conter a disseminação da pandemia do Coronavírus nesses locais.

> Quais são as comorbidades para a vacina da Covid; confira a lista

São Paulo

A prefeitura de São Paulo decidiu antecipar cinco feriados neste ano e, com isso, criou um período de mais de 10 dias de fechamento das atividades.

Por esse motivo, os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra de 2021 e 2022 e o aniversário da cidade em 2022 foram antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril. A Prefeitura paulista já tinha adotado a mesma estratégia no ano anterior para conter a disseminação da pandemia.

> Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

No entanto, trata-se também de uma medida polêmica, pois favoreceu viagens de diversas pessoas para cidades vizinhas do litoral sul paulista, como a região de Santos.

Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro também antecipou feriados para conter a pandemia do Coronavírus. No entanto, a data de Corpus Christi não foi incluída e será ponto facultativo na próxima quinta.

O período de folga prolongada ocorreu entre os dias e 26 de março e 4 de abril. No estado fluminense houve a antecipação das seguintes datas:

Tiradentes (21 de abril);

São Jorge (23 de abril).

Piauí

O estado piauiense antecipou o feriado de Corpus Christi e da Nossa Senhora Aparecida para os dias 26 e 30 de março, respectivamente. A capital Teresina, inclusive, aderiu à antecipação com o objetivo de conter a disseminação da pandemia no município.

> Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Mato Grosso

O governo mato-grossense tentou antecipar feriados por meio de um envio de projeto de lei, no entanto, a proposta foi rejeitada pelos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Por esse motivo, nenhum feriado foi antecipado e o Corpus Christi será ponto facultativo na próxima quinta-feira.

Maranhão

No estado nordestino, o único feriado antecipado foi o de adesão de Maranhão à Independência do Brasil que é celebrado em 28 de julho. o feriado foi antecipado para o dia 15 de Março, que caiu em uma sexta-feira.

> Anticorpos da Covid: quanto tempo dura e o que já se sabe sobre

Como vai funcionar

Destacamos anteriormente que, neste ano, Corpus Christi já vai acontecer em 3 de junho. Como o governo de Santa Catarina optou por não antecipar a data, o feriado já vai acontecer na próxima quinta-feira.

Em Santa Catarina, a data será um feriado de ponto facultativo. Desse modo, as empresas poderão ter a autonomia se vão continuar as suas atividades nesse dia ou não, ou seja, o trabalho é opcional.

> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

É feriado nacional?

Apesar de ser uma data comemorada em âmbito nacional, Corpus Christi não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Desse modo, como destacamos anteriormente, as empresas poderão ter a autonomia se vão continuar as suas atividades nesse dia ou não.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Corpus Christi é uma data religiosa, no entanto, apesar de muitas empresas fecharem, trata-se de um ponto facultativo. Desse modo, as organizações têm autonomia para decidir se os empregados vão trabalhar ou não. Em Santa Catarina a data não foi antecipada, diferentemente de outras regiões, e o Corpus Christi está confirmado para o próximo dia 3 de junho, ou seja, na quinta-feira.

Outros estados, no entanto, optaram pela antecipação do Corpus Christi e por esse motivo não haverá ponto facultativo. Desse modo, as pessoas que moram na cidade de São Paulo e no estado do Piauí vão trabalhar normalmente na próxima quinta-feira.

Colunistas