publicidade

Prefeitura Municipal de Florianópolis apresenta

Creche na Vila Aparecida ajuda a transformar realidade socioeconômica de famílias 

Inaugurada pela Prefeitura de Florianópolis, creche permite que pais voltem ao trabalho por terem local adequado para deixar os filhos 

20/05/2019 - 16h32 - Atualizada em: 01/08/2019 - 14h53

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Creche na Vila Aparecida ajuda a transformar realidade socioeconômica de famílias
(Foto: )

Às 18h, as crianças na creche Antonieta de Barros começam a esperar os pais para irem para casa descansar. O prédio está situado no principal acesso à Vila Aparecida. A maioria dos 240 pequenos passa 11 horas no local e tem direito ao café da manhã, almoço, soneca, lanche, jantar, frutas e assistência pedagógica. Nesse mesmo período, os pais cumprem a jornada de trabalho – conquista bastante celebrada na comunidade, que sofre com empobrecimento. Antes da inauguração da Antonieta de Barros, no dia 29 de março, muitos estavam desempregados.

– Essa creche ajudou profundamente a comunidade. A vida da minha família deu um salto. Minha mulher tinha que ficar em casa cuidando do Davi [3 anos]. Em abril, como tem essa creche em período integral, ela começou a trabalhar em um shopping, daí melhorou bastante a nossa renda – disse Thiago Cardoso, 34 anos.

O prédio amplo, de quase 1,7 mil metros quadrados, é limpo, arejado e pintado com cores que trazem calma: verde claro, azul céu e cor de rosa.

O investimento da Prefeitura Municipal de Florianópolis foi de R$ 4,3 milhões. São 13 salas de aula, duas brinquedotecas, biblioteca, refeitório, pracinha e sala multiuso. Na rampa de acesso que liga os dois andares há um grafite de Antonieta de Barros. Na entrada da creche são homenageadas outras três lideranças negras: Cornilda dos Santos, Artur Ferreira e Valter Antônio de Carvalho.

– Foram líderes comunitários que lutaram para que tivesse essa creche. Era uma demanda antiga. Se eles estivessem vivos, estariam orgulhosos – explica a diretora Ana Paula Cunha.

Creche na Vila Aparecida ajuda a transformar realidade socioeconômica de famílias
Área externa da creche
(Foto: )

Guilherme Cunha da Silva, 26 anos, acompanhou de perto a luta. Durante um ano, ele e a esposa pagaram uma babá para cuidar de David Gabriel, 2 anos. O custo mensal era de R$ 600, o equivalente a um quarto da renda familiar.

– Nossa situação estava difícil. Agora nós dois trabalhamos. É uma bênção ter essa creche, ajuda muitas famílias. E temos segurança, nossos filhos são bem cuidados. Recebem boa alimentação, são tratados com carinho. Só temos que agradecer – disse.

Douglas Lima de Castro, 26 anos, conta que Vitor, 2 anos, acorda animado para ir para a unidade de educação infantil.

– A primeira coisa que ele faz é pegar a mochilinha – conta.

Florianópolis, creche antonieta de barros, Douglas com o filho vitor, foto divulgação
Douglas com o filho Vitor
(Foto: )

O secretário da educação Maurício Fernandes Pereira afirma que a creche é uma conquista para mais de 200 famílias que mereciam que o poder público atendesse a suas necessidades com compromisso e qualidade.

— A população da região esperava tanto por um espaço amplo e bem equipado para deixar seus filhos. Isso virou realidade — explica o secretário.

Para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, a creche muda a realidade de muitos moradores:

– Essa é apenas uma das muitas unidades que estamos inaugurando com o intuito de melhorar a vida de quem vive na Capital – orgulha-se Loureiro.

(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade