nsc

publicidade

Cercado de luz

Creperia é inspirada nas referências visuais trazidas pelos donos que vieram da França

Cenário é definido a partir de uma dobradura vermelha e uma guirlanda iluminada, que definem as paredes e o teto do ambiente comercial

28/08/2013 - 05h06 - Atualizada em: 13/05/2014 - 14h25

Compartilhe

Por Redação NSC
A principal referência usada neste projeto é a guirlanda, CORDÃO COM LÂMPADAS usado em circos e teatros antigos
A principal referência usada neste projeto é a guirlanda, CORDÃO COM LÂMPADAS usado em circos e teatros antigos
(Foto: )

O ponto-chave deste trabalho era a criação de uma guirlanda de luzes. Conforme o arquiteto à frente do projeto, Eduardo Westphal, ela empresta o nome ao bar, que já tinha sido escolhido antes do escritório Westphal + Kosciuk Arquitetura começar a projetar.

- Sabíamos que o teto do bar seria rebaixado virtualmente por uma série de cordões iluminados, distribuídos a partir de um aro metálico suspenso. A partir daí, definiu-se o espaço do salão com um elemento único, minimalista, em contraponto ao aspecto carregado das referências mais tradicionais trazidas pelos clientes - um casal jovem. Ela tem 25 anos, é francesa e trabalha como figurinista. Ele tem 28 anos, é brasileiro e trabalhou oito anos na França na área de turismo e gastronomia, inclusive no Louvre.

A partir de então, buscou-se um equilíbrio visual no espaço de 70 metros quadrados e pé-direito com quase quatro metros. O estabelecimento na cidade de Florianópolis, que fica no andar térreo de uma galeria comercial foi dividido em salão, bar, espaço do DJ + camarim, cozinha e toaletes.

- Para tanto, elaboramos um elemento vermelho em dry-wall que se dobra por todo o salão (ver croqui mais abaixo), definindo seus limites e transformando-se em mesas, balcão do DJ, balcão do bar, palco e nichos. Esse elemento é o que dá unidade ao espaço, melhora a acústica e faz referência às cortinas de veludo vermelho dos teatros - explica Eduardo.

Deixe seu comentário:

publicidade