nsc

publicidade

Grande Florianópolis

Criança se engasga com salgado e é salva por dono de café em São José 

Proprietário do estabelecimento tinha aprendido técnica de salvamento pela TV meses antes

10/07/2019 - 18h39 - Atualizada em: 11/07/2019 - 06h56

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Imagem do sistema de vídeo do estabelecimento mostra momento da ação
(Foto: )

O proprietário de um café localizado em São José, na Grande Florianópolis, socorreu uma criança que se engasgava no local e conseguiu salvá-la. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (8).

Phillipi Abreu, 35 anos, conta que o menino chegou ao estabelecimento, que fica no bairro Campinas, acompanhado dos pais. Enquanto servia café à família, ele diz que percebeu que a criança estava tossindo, mas achou que fosse algo normal. Pouco depois, os pais começaram a pedir socorro.

— Percebi que eles estavam apavorados, pedindo ajuda. Foi aí que vi que precisava ir até lá. Quando eu peguei a criança, ela já estava roxa. Fiz a manobra e tivemos sucesso — relembra o proprietário, destacando que sentiu uma "emoção indescritível" ao perceber que o garoto estava bem.

O dono do café conta ainda que nunca tinha passado por uma situação semelhante, mas, dois meses atrás, acompanhou uma reportagem na TV que explicava como proceder em casos de engastamento.

— Aquilo ficou na minha mente, porque tenho duas crianças pequenas. Por isso soube como agir.

Ainda assustados pelo que havia acontecido, nem Phillipi nem a família conversaram muito depois do ocorrido. O dono do café lembra que os pais e a criança permaneceram mais cerca de 20 minutos no local.

— Não sei nada sobre eles, era a primeira vez que vinham no café. A única coisa que perguntei foi o nome da criança, para saber quem eu tinha salvado. Victor é o nome dele.

Manobra de Heimlich

A manobra realizada por Phillipi é chamada de manobra de Heimlich. Ela é indicada para casos de sufocamento (com exceção de crianças com menos de um ano), e funciona da seguinte maneira: uma pessoa se posiciona atrás da que está sufocando e com as mãos sobre o umbigo da vítima faz pressão para dentro e para cima até que a pessoa cuspa o objeto ou desmaie. Neste caso, a indicação é ligar para a emergência.

Deixe seu comentário:

publicidade