nsc
    dc

    José Eduardo Fiates

    Crônicas de um Futuro Possível: 2019, um ano repleto de impossibilidades!

    2020 será um ano de possibilidades?

    12/02/2020 - 13h00 - Atualizada em: 12/05/2020 - 12h13

    Compartilhe

    Por Tech SC
    ponte
    A reabertura da Ponte Hercílio Luz.
    (Foto: )
    josé
    (Foto: )

    Pela primeira vez essa coluna dedicada a sonhar um “Futuro Possível” vai falar de um passado com muitos fatos que pareceriam “impossíveis” há algum tempo. Já passou um pouco da hora de fazer um balanço do ano que passou, mas como ainda não chegou o carnaval, está valendo.

    O objetivo desta coluna, como está explicado no rodapé, é provocar reflexões sobre um futuro possível a ser construído de forma a tornar nossa cidade, nosso estado, nosso país, mais competitivo, sustentável e melhor. A intenção é provocar ideias que parecem impossíveis, mas que, se fossem concretizados, mudariam completamente o cenário em que estamos vivendo.

    E é com muita satisfação que, olhando para o que aconteceu em 2019, percebemos que o impossível começa a acontecer no nosso dia a dia, senão vejamos ...

    O ano terminou com uma impossibilidade que já vinha se tornando lenda: A reabertura da Ponte Hercílio Luz. Pois é, de fato aconteceu, foi um fenômeno tão impressionante, por ter estado tanto tempo fechada, que muita gente sequer tinha circulado na ponte durante a vida. Não tinha ideia da sensação de atravessar o canal da Bahia Norte. Por isso, logo foi reaberta, a Ponte já se tornou uma espécie de ponto de encontro, motivo de celebração e de referência para qualquer evento significativo e inovador da cidade, de uma corrida de maratona ao festival de baterias, de uma feira especial a uma simples caminhada com a família. A Ponte fechou o ano das impossibilidades com chave de ouro e certamente vai nos trazer muitas e muitas possibilidades daqui pela frente...

    Outra impossibilidade que marcou o final de 2019 foi o alargamento da praia de Canasvieiras. A população, os turistas e os empresários, já não acreditavam que um dia seria possível. Transformar uma faixa de areia que já estava quase exterminada num lugar agradável e confortável para abrigar todos aqueles que se hospedam e moram naquela bela região parecia um sonho distante. Pois novamente aconteceu, superando rapidamente obstáculos que perduraram durante anos, as obras foram iniciadas e implementadas eficientemente de forma que no final do ano, especialmente durante a temporada, a praia está sendo plenamente utilizada e certamente também trará muitas e novas possibilidades daqui para frente...

    Mais uma impossibilidade marcante de 2019 foi a realização do grande evento Floripa Conecta. Pela primeira vez as principais entidades empresariais, tecnológicas e culturais da cidade se reuniram e trabalharam juntos, deixando totalmente de lado os egos e vaidades e construindo uma causa comum, um empreendimento único que já reuniu na sua primeira edição milhares de pessoas e dezenas de eventos, consolidando certamente Florianópolis como uma referência de eventos de inovação, criatividade e cultura para os próximos anos... e abrindo possibilidades ainda sequer imaginadas...

    Muito próximo de Floripa Conecta foi lançado o edital da Marina na Beira-mar outra possibilidade que nos ronda a anos e que parecia que nunca sair do Papel. Ainda falta muito para a Marina se tornar realidade, mas o Edital foi uma grande conquista e abre possibilidades para atração de investimentos e construção de um belíssimo projeto.

    Finalmente talvez a maior impossibilidade de todas: a inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, o Floripa Airport, uma obra construída em tempo recorde com extrema qualidade, bom gosto e funcionalidade, que gerou um sentimento inédito de orgulho, cidadania e espírito cosmopolita na população de Florianópolis.

    É um empreendimento a altura das oportunidades e das possibilidades da cidade e que vem causando excelentes impressões em empresários, autoridades, turistas e passageiros em geral. O Floripa Airport provocou também a mobilização do governo para viabilizar a infraestrutura de acesso, o que gerou benefícios enormes também para a população e para a região do Sul da Ilha.

    O novo terminal se configura, mais do que nunca, em algo que parecia impossível anos atrás e que agora jamais pode deixar de constar da nossa lista como uma prova de que é possível fazer com qualidade, dentro do prazo, cumprindo o orçamento e gerando algo que orgulha as pessoas e a região.

    Não importa se esse conjunto de conquistas, que pareciam impossíveis até alguns anos, tenha acontecido por uma mera coincidência no ano 2019, o fato é que aconteceu, o fato é que se mostrou possível.

    É possível lançar o edital de Marina! Reabrir uma Ponte histórica! Realizar um evento grandioso de inovação e criatividade em perfeita parceria! Alargar uma praia tradicionalíssima da cidade! e, Inaugurar um terminal de aeroporto classe mundial no mesmo ano!

    2019 começou cheio de impossibilidades que se tornaram possíveis e passa para a história como um ano que mostra que, quando se trabalha com dedicação, seriedade, profissionalismo, desprendimento e espírito público, as tarefas mais difíceis podem ser realizadas, os sonhos mais impossíveis podem se tornar realidade.

    E 2020? Será também um ano das impossibilidades que se tornarão realidade?

    Certamente os desafios e os projetos impossíveis continuam nos cercando, nos inspirando e nos desafiando no dia a dia. Há muito ainda o que superar no campo da Educação, da Saúde da Inovação, da Cultura, da Infraestrutura e da Cidadania.

    Basta pararmos um momento e refletirmos com calma sobre os sonhos que vimos se concretizar esse ano e sobre outros que gostaríamos que fossem realizados no futuro próximo para que a lista de possibilidades do ano que começa fique cada vez mais extensa e variada. 2019 provou que vale a pena sonhar e que é possível realizar e chegar ao final desejado.

    Que 2020 “siga a trilha” e também seja um ano cheio de possibilidades para realização de muitas impossibilidades. Feliz Ano Novo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas