A diversidade cultural da América Latina estará em destaque no próximo sábado (5), a partir das 10h, na Praça Arno Bauer, em Itajaí, com o 8º Encontro Internacional de Etnias.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A programação contará com apresentações gratuitas de danças típicas de oito países — México, Colômbia, Bolívia, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Brasil — representado pelos estados do Rio Grande do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Além das apresentações culturais, o público poderá conferir a tradicional Feira de Artesanato, que levará à praça uma variedade de produtos temáticos para exposição e venda. A feira reúne guirlandas, peças em crochê, tricô, patchwork, madeira, bijuterias, sabonetes, roupas sustentáveis e artigos decorativos de Páscoa — tudo feito por artesãos locais da Associação dos Artesãos, Feira Culturada e Centro de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi). A iniciativa fortalece a economia criativa e valoriza o trabalho manual da comunidade.
Durante todo o evento, food trucks estarão no local, oferecendo diversas opções gastronômicas para o público aproveitar enquanto assiste às atrações.
Continua depois da publicidade
Ainda no sábado, das 14h às 16h, a Feirinha do Itaipava será realizada no Museu Etno-arqueológico, como parte da exposição “Mulheres Empreendedoras Rurais”. A feira também terá foco na Páscoa e traz uma nova oportunidade para prestigiar o artesanato regional.
Veja imagens
No domingo (6), às 9h30, a movimentação cultural segue com mais uma edição da Roda Cultural da Igrejinha Velha, com música, dança e rodas de capoeira comandadas por Cororau e Kekel, sob supervisão dos Mestres Cachorro e Assustado.
Para quem busca mais música, o Mercado Público de Itajaí será palco de diversos shows ao longo do fim de semana, dentro da programação do Encontro:
Continua depois da publicidade
Programação musical no Mercado Público
- Quinta (3/4), às 20h: Suh Wagner e Amanda Thomsen
- Sexta (4/4), às 20h: Louise Lucena
- Sábado (5/4):
- Barbara Kristensen – 12h
- PityFá Duo (Som do Engenho Bar) – das 13h às 17h
- Samba de Bárbara – 20h
- Domingo (6/4), às 12h: Rafaelo De Goes (voz e violão)
O Encontro Internacional de Etnias começou no dia 1º e segue até 14 de abril, com apresentações em Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú e Itajaí. Ao todo, são 250 dançarinos que percorrem escolas, teatros, ginásios e outros espaços públicos, levando a cultura popular de seus países a diferentes públicos, especialmente às crianças em situação de vulnerabilidade.
Segundo Rudimar do Nascimento, delegado brasileiro da Associação Internacional de Folclore Latino-Americano (AIFL) e integrante dos Tropeiros do Litoral de Itapema, o objetivo é aproximar culturas e proporcionar vivências únicas a quem nem sempre tem acesso a experiências internacionais.
“O mais bonito é ver a reação das crianças que nunca tinham visto uma dança mexicana, colombiana ou peruana ao vivo. É uma troca poderosa”, destacou Rudimar.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Criança de dois anos sai sozinha de creche em Itapema e câmera mostra menino no meio da rua
Enquete revela favorita do público à rainha da 35ª Festilha de São Francisco do Sul