A notícia ruma para o futuro digital, mas nada apaga o passado de grandes coberturas independentes, ousadas e detentoras de uma linguagem moderna dos jornais da NSC, que permanecem como referências em jornalismo em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Diário Catarinense

Fundação: 5/5/1986

O DC foi o primeiro jornal totalmente informatizado da América Latina. Já nasceu também em formato tablóide, menor e mais confortável de se ler, e que mais tarde se tornou tendência na imprensa brasileira. Entre as coberturas memoráveis estão a cobrança pela duplicação da BR-101, o furacão Catarina, em 2004, e os títulos de Gustavo Kuerten em Roland-Garros, de 1997 a 2001.

Diário Catarinense
(Foto: Reprodução)

Cobrança pela vida

Diante do número de vítimas de acidentes, o DC abraçou uma das principais reivindicações da sociedade: a duplicação da BR-101. A pressão pelas obras surtiu efeito, e a ampliação do trecho norte começou em meados dos anos 1990. O jornal ainda cobra a solução das etapas que restam até hoje, como o túnel do Morro dos Cavalos e o Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A Notícia

Fundação: 4/2/1923

Quando o jornal nasceu, o Brasil vivia os últimos anos da política do “café com leite” e os catarinenses começavam a ser abastecidos pela energia elétrica. O impresso de Joinville apresentava essas novidades e discutia as grandes mudanças no mundo. Foi um dos primeiros jornais do Brasil a publicar as notícias na internet, em 1995. Com foco na comunidade joinvilense, abraçou as causas em quase 100 anos de história. Recebeu dois prêmios Esso.

A Notícia
(Foto: Reprodução)

Ao lado da comunidade

A principal marca do AN sempre foi o engajamento nas lutas da comunidade. Entre elas, a instalação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a cobertura torcedora para o JEC. Como duas instituições que atravessaram o século 20 juntas, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e o AN mantêm uma parceria fraternal, presente em coberturas memoráveis, como o incêndio químico em São Francisco do Sul, em 2013.

Jornal de Santa Catarina

Fundação: 22/9/1971

O Santa nasceu ousado em Blumenau, cidade pioneira na comunicação em SC, onde surgiu a primeira rádio e a primeira TV. Foi o primeiro jornal em impressão off-set de SC, tecnologia de ponta na época, com projeto gráfico moderno e jornalistas experientes, inaugurando nova era na imprensa do Estado. O jornal é vencedor de cinco prêmios Esso, durante décadas o mais importante do jornalismo no Brasil.

Jornal de Santa Catarina
(Foto: Reprodução)

Presente na dor

A grande enchente de 1983 foi um marco na cobertura do jornal. Mas a tragédia climática de novembro de 2008, que atingiu o Vale do Itajaí e provocou 137 mortes, foi ainda mais desafiadora. O conjunto de reportagens, que focaram os dramas das vítimas e convocou a sociedade a ajudar, rendeu o Prêmio Esso, na categoria Regional Sul em 2009.

Continua depois da publicidade

Leia também

NSC Total: saiba como navegar no principal portal de conteúdos de Santa Catarina

Saiba o que muda nos jornais da NSC a partir da próxima segunda-feira

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Destaques do NSC Total