nsc

publicidade

Prevenção

Defesa Civil de Joinville realiza ação nas escolas sobre riscos de banhos em rios

Além da prevenção a afogamentos também são repassadas noções de preservação ambiental

20/11/2018 - 15h22 - Atualizada em: 20/11/2018 - 15h40

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

A prevenção para evitar afogamentos e acidentes durante os banhos em rios na área rural é o tema que a Defesa Civil de Joinville leva às escolas pelo 15º ano seguido, por meio do Projeto Piava - Prevenção a Incidentes de Afogamento no Verão em Água Doce. A primeira ação, durante todo o mês de novembro, é a realização de palestras para estudantes em escolas de diversos bairros levando informações com ênfase na prevenção.

As principais dicas são a escolha de lugar seguro, conhecer a profundidade, correnteza, condições climáticas e risco dos mergulhos. As palestras começaram no início do mês e vão até o dia 28 de novembro por representantes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários.

- Nas palestras, destacamos o trabalho da Defesa Civil e os cuidados para se evitar afogamentos - informa Márnio Luiz Pereira, gerente de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot).

Além de falar diretamente com as crianças nas escolas, outro objetivo das palestras é transformar essas crianças em facilitadores para as informações chegarem aos adultos. O projeto também tem a participação de voluntários que auxiliam a Defesa Civil na organização e realização das palestras. Esses voluntários formam o Núcleo de Defesa Civil (Nudec).

Esta semana as palestras serão levadas a escolas dos bairros Iririú, Jardim Iririú, Boehmerwald, Jarivatuba e Vila Nova. Na última semana de novembro serão em quatro escolas dos bairros Fátima e Comasa.

(Foto: )

Blitze nos finais de semana

A próxima etapa do projeto é a realização de blitze educativas em regiões próximas aos rios, quando as pessoas recebem orientações de como prevenir acidentes nos rios e também como evitar sujeiras nos locais de banho.

No verão, os rios de Joinville recebem milhares de pessoas, principalmente aos finais de semana. Os mais procurados são os rios Quiriri, Cubatão, Piraí, Rio da Prata e Rio Bonito.

Além da prevenção a afogamentos também são repassadas noções de preservação ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e respeito à natureza.

Cuidados nos banhos de rio

- Escolher um lugar seguro;

- Conhecer a profundidade do rio;

- Observar a correnteza;

- Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;

- Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas;

- Evitar mergulhar (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos).

Deixe seu comentário:

publicidade