nsc
nsc

Participe da próxima Confraria Itapema

Descubra, em uma garrafa, porque os vinhos sulafricanos são destaques no mundo

Glen Carlou Haven Chardonnay é o exemplar indicado pela Enoteca Decanter para a próxima noite do evento gastronômico, em 30 de setembro

15/09/2021 - 13h44

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
confraria itapema
Vinho
(Foto: )

Mais do que uma oportunidade de conhecer de perto os chefs mais brilhantes da Grande Florianópolis, a Confraria Itapema é um convite à celebração da gastronomia, da boa música e dos melhores momentos. E para brindar no evento do próximo dia 30 de setembro, o rótulo definido pela Enoteca Decanter é o Glen Carlou Haven Chardonnay (2019).

> Adquira o box da Confraria Itapema de setembro até o dia 24

Fresco, equilibrado e de acidez perfeita, este vinho branco é a escolha da sommelier Regina Essenburg para harmonização com as receitas de risoto do chef Ernesto Soares.

– A presença delicada dos frutos do mar no risoto direciona para um branco suculento e mineral, que deve agregar prazer ao conjunto de sabores do prato. Em suma, um prato elegante merece um vinho elegante, de riqueza olfativa, delicioso e intenso – destaca Regina.

confraria itapema
Rótulo harmoniza com o preparo do Chef Ernesto Soares para esta edição
(Foto: )

Para desfrutar da combinação, o público deve adquirir, até o dia 24 de setembro, o box da edição de setembro. Além do kit com ingredientes, orientações de preparo da receita, os participantes recebem em casa, horas antes do evento, a garrafa deste exemplar da África do Sul.

– O mundo respeita os vinhos sulafricanos desde a volta do país ao mercado, após o fim do aparthaid. São produtos que combinam características do Novo e do Velho Mundo, com aromas frescos e muito frutados, com notas rústicas e minerais – analisa a especialista, gestora da Enoteca Decanter.

Glen Carlou

O Chardonnay, que acompanha o jantar para até 2 pessoas, tem por trás a dedicação do da Glen Carlou, casa reconhecida no meio pelo eficiente processo de produção. Fundada em 1988, a vinícola experimentou rápida ascensão para se tornar uma das maiores referências do país. Seus 145 hectares na região de Simonsberg-Paarl são cultivados de maneira sustentável, divididos em 31 blocos, cada um sendo tratado individualmente de maneira a expressar os melhores resultados.

– As regiões de Paarl possuem tradição em vinhos nobres, finos, com ótima adaptação das variedades. Isso contribui para o esmero do produtor, com rigorosa seleção de cacho. O resultado é um vinho diferenciado, limpo e cativante, que motiva o próximo gole – ressalta Regina.

Além das receitas de Risoto ao Molho Pomodoro com frutos do mar e de Funghi e Gremolata de cebola, opções no cardápio da Confraria Itapema, o Glen Carlou Haven Chardonnay (2019) cai bem em refeições de domingo, com a família, ou para as preliminares de uma noite romântica.

– A coloração dourada e brilhante, com aromas cítricos, de maçã, peras maduras e figos assados, é uma boa pedida em uma mesa servida por uma moqueca capixaba ou com um voo solo de queijos brie ou camembert – indica Regina.

A linha Haven (refúgio, em inglês), faz alusão ao vizinho santuário de leões Drakenstein (uma parte da renda é destinada à sua preservação). Além do Chardonnay, conta também com rótulos de bordeaux (Grande Classique) e de shiraz.

Confira a ficha técnica do Glen Carlou Haven Chardonnay (2019)

Região: Paarl e Coastal Region, África do Sul

Castas: 100% Chardonnay

Graduação alcoólica: 13,5 %

Clima: Próximas ao litoral, com forte influência no terroir local do encontro entre os oceanos Atlântico e Índico, o que proporciona ao produto uma acidez.

Características organolépticas: Coloração dourada e brilhante. Nariz de maçã e pera maduras, além de figos assados. Vinho de grande riqueza olfativa. Na boca é de corpo médio, macio. Retrogosto duradouro de cítricos maduros. Fino. Equilibrado.

Elaboração: Vindima manual. Rigorosa seleção de cachos, a partir de desengace. Fermentação em tanques de inox por 2 semanas.

Amadurecimento: 6 Meses Em Tanques de Aço Em Contato Com as Borras (sur Lie)

Estimativa de guarda: 4 anos

Harmonização: Moqueca capixaba; queijos como brie, camembert; Ceviche de frutos do mar; Spaghetti a carbonara; Salada caprese.

Harmonize-se

Com o slogan “Harmonize-se”, a ação é um convite à degustação de pratos únicos, bons vinhos, combinados com o melhor da música nacional e internacional.

Até o mês de novembro, serão mais três jantares exclusivos com os melhores chefs da Grande Florianópolis, recepcionados em transmissões interativas e exclusivas apresentadas pela dupla Léo Coelho e por Beatriz Cerino.

O projeto é uma realização da Itapema e conta com o oferecimento dos parceiros Decanter, Escritolândia, EQI Investimentos, Ford Dimas, Piemonte, Casa & Design e Brognoli.

Acompanhe o especial Confraria Itapema e saiba tudo sobre o evento mais charmoso da ilha

Colunistas