nsc
dc

Sistema carcerário

Detentos transferidos de Biguaçu para Florianópolis testam positivo para coronavírus

Eles fazem parte de um grupo de presos que foi alvo de transferência após unidade de Biguaçu registrar 14 casos positivos de covid-19

25/06/2020 - 15h44

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Os 15 presos que testaram positivo para covid-19 foram levados do presídio de Biguaçu à penitenciária de Florianópolis (foto)
Os 15 presos que testaram positivo para covid-19 foram levados do presídio de Biguaçu à penitenciária de Florianópolis (foto)
(Foto: )

Quinze detentos transferidos do Presídio Regional de Biguaçu para a Penitenciária de Florianópolis testaram positivo para o novo coronavírus. Eles estão mantidos em isolamento na unidade, ao lado de outros três presos que tiveram resultado indeterminado para covid-19. O grupo só deve retornar mais tarde para a unidade de Biguaçu. As informações foram repassadas nesta quinta-feira pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de SC.

Os 18 detentos fazem parte de um grupo de 35 internos que foram transferidos do Presídio de Biguaçu depois que a unidade registrou outros 14 presos com resultado positivo para covid-19. Desses 14, cinco receberam o benefício da prisão domiciliar, dois permanecem isolados e outros sete já estão recuperados.

Segundo a Secretaria de Administração Prisional, a transferência dos 35 presos de Biguaçu para a Capital foi necessária para permitir o isolamento dos detentos que testaram positivo para covid-19, já que a unidade do município da Grande Florianópolis é considerada pequena. Os detentos transferidos foram submetidos a testes que teriam dado negativo antes da mudança de unidade, mas acabaram testando positivo depois disso, em exames feitos nos dias 15 e 22 de junho.

Segundo a secretaria, os 18 detentos estão isolados na Penitenciária da Capital e a unidade não registrou outros casos de covid-19 até a tarde desta quinta-feira.

A secretaria defende que as medidas adotadas com os detentos da unidade de Biguaçu e a transferência para a penitenciária da Capital seguiram protocolos e planos para o enfrentamento da covid-19.

Até esta quinta-feira, as unidades prisionais de SC tinham 84 casos confirmados de coronavírus e um óbito. Desse númeo, 40 testados positivos eram servidores, sete funcionários terceirizados, 36 detentos e um adolescente.

Colunistas