nsc
dc

Natureza

Dia da Árvore: conheça cinco árvores frutíferas nativas de Santa Catarina 

Uvaia, Goiaba da Serra, Guabiroba, Grumixama e Guabiju são árvores que produzem frutos ainda pouco conhecidos pelos catarinenses 

21/09/2019 - 05h10 - Atualizada em: 01/11/2019 - 15h41

Compartilhe

Redação
Por Redação DC

*Artes por Ben Ami Scopinho

Das araucárias na Serra aos campos do Planalto, com a densa Mata Atlântica preservada em parques e áreas de conservação, Santa Catarina possui florestas diversas e de características próprias que ocupam pelo menos 60% do território do Estado.

Nesta variedade de espécies, muitas criam frutos de sabores e usos variados e que, às vezes, não são conhecidas pelos catarinenses. É o caso da goiaba-da-serra, por exemplo, também chamada de feijoa. Um fruto nativo de Santa Catarina e que por aqui é pouco consumido, enquanto no exterior (em países como a Nova Zelândia, por exemplo) é tratado como iguaria em geleias ou sucos.

Neste Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, conheça cinco árvores frutíferas nativas de Santa Catarina:

Nativa da Mata Atlântica a grumixama é uma árvore de porte médio, altamente resistente à variação climática, que ocorre do sul da Bahia até Santa Catarina. Trata-se de uma árvore elegante com flores brancas e perfumadas. A madeira é própria para obras de marcenaria comum, carpintaria e forros.

Os frutos da grumixama também podem ser utilizados no preparo de sucos, licores, aguardentes, vinagres e doces. As frutas nascem entre novembro e dezembro, podendo colorir cestas de frutas no Natal.

A guabiroba possui várias indicações medicinais, com boas qualidades especialmente para tratamentos gastrointestinais. As folhas são reconhecidas pela tradição popular no uso de infusões recomendadas como relaxante muscular, em que a pessoa mergulha a parte do corpo na água.

Ricos em nutrientes, os frutos servem de alimento para vários pássaros, pequenos mamíferos, peixes e até répteis. A madeira é pesada, resistente, e é empregada para tabuado em geral, na confecção de instrumentos musicais e cabos de ferramentas.

Muito usada e explorada comercialmente nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Colômbia, a Goiaba da Serra serve de matéria-prima para sorvetes, espumantes, vinhos e outros produtos derivados.

Extremamente saborosos, os frutos dessa árvore nativa da Mata Atlântica do Sul do Brasil ainda não são tão populares nas feiras e mercados do Brasil, que muitas vezes acabam importando frutos produzidos na Colômbia. As pétalas da goiaba-da-serra também são saborosas e podem ser usadas em saladas, além de serem um alimento muito consumido por pássaros.

A Uvaia é uma árvore mais conhecida em Santa Catarina, comum em muitos pomares e jardins pelo Estado. Os frutos da uvaia ácidos são consumidos em sucos, geleias e sorvetes, além de serem apreciados por vários pássaros.

A árvore também é recomendada para o reflorestamento de áreas degradadas, por atrair uma fauna variada, e é utilizada atualmente na recuperação de áreas de Mata Atlântica.

Ricos em antioxidantes, os frutos de casca aveludada do guabiju podem ser consumidos ao natural ou no preparo de geleias, sorvetes e licores. A medicina popular diz também que podem ser usados para tratar problemas intestinais.

A árvore tem uma copa densa que oferece pouso para pequenos pássaros, e pode ser usada em pomares domésticos e em ações de reflorestamento e paisagismo.

*Fonte: Apremavi.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas