nsc
an

Dança

Dia Mundial da Dança é comemorado em Joinville e até repórter entra na dança

Novas experiências pautaram a data em diferentes lugares da cidade

29/04/2016 - 13h21

Compartilhe

Por Redação NSC
O repórter Leandro Junges em um passo de dança com a mãe de uma aluna do Bolshoi e o professor Dmitry Afanasiev
O repórter Leandro Junges em um passo de dança com a mãe de uma aluna do Bolshoi e o professor Dmitry Afanasiev
(Foto: )

O repórter de A Notícia Leandro Junges já viveu, em duas décadas de carreira, todo tipo de experiência, mas nunca poderia imaginar que na manhã de sexta-feira levaria sermão do professor Dmitry Afanasiev sobre seus passos de dança em uma sala de aula da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O episódio só aconteceu porque no dia 29 de abril o mundo comemora o Dia da Dança, e o repórter foi pautado para vivenciar um dia de aluno do Bolshoi.

Leia mais informações sobre Joinville e região no AN.com.br

Além de Leandro, outras pessoas tiveram a oportunidade de viver a experiência: garis, rainhas e princesas das festas típicas da região, mães de alunos da Escola Bolshoi e alunos de outras escolas de dança, como a Cia. Ballet de São Paulo.

Foi em 29 de abril que nasceu Jean-Georges Noverre, há 289 anos, no tempo dos castelos, dos príncipes e das princesas, e é em homenagem à ele que esta data foi escolhida para o Dia Mundial da Dança, explicou o professor Ronald Soares, às alunas da Escola Municipal de Ballet.

Diferentemente do que acontece em outras sextas à tarde, quando as alunas da segunda série de balé clássico tem exercícios de flexibilidade e alongamento, a data especial deu à elas a oportunidade de usar o figurino que quisessem. O foco da aula foi a arte do improviso: as meninas podiam dançar o que quisessem, sem coreografia prévia ou regras técnicas nos passos.

- É uma aula totalmente lúdica, para deixar essa data marcada na lembrança delas - afirmou o professor.

Na Escola Municipal Anita Garibaldi, assim como em várias outras escolas da cidade, o dia foi celebrado com a chegada de um jornalzinho especial: o Instituto Festival de Dança entregou uma publicação especial para estudantes de oito a dez anos com leitura e atividades sobre o Festival de Joinville.

Outras atividades ainda ocorrem neste fim de semana, conversando com a data especial. Em Jaraguá do Sul, a Dançar A2 Escola de Dança apresenta o espetáculo Detalhes, às 20 horas deste sábado, no Pequeno Teatro da Scar. Os ingressos custam R$ 20 (com meia-entrada para estudantes e idosos) e podem ser adquiridos na secretaria do Centro Cultural da Scar.

Também no sábado começam as vendas dos ingressos para o Festival de Dança de Joinville, que promove a seletiva joinvilense no domingo, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado.

Confira a programação do Dia da Dança em Joinville

Confira a participação do repórter Leandro Junges e do fotógrafo Salmo Duarte na aula da Escola Bolshoi:

Colunistas