publicidade

Cotidiano
Navegue por

Momento fofura

Dia Nacional dos Animais: conheça os guardiões da segurança pública

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros contam com cães e cavalos nas corporações

14/03/2019 - 16h57 - Atualizada em: 14/03/2019 - 21h54

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
(Foto: )

Eles são lindos e fofos. Mas isso não basta. Eles ainda atuam nas forças de segurança pública. São cachorros e cavalos que integram as corporações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. No Dia Nacional dos Animais, o Santa apresenta alguns daqueles empenhados em salvar e resguardar vidas no Vale do Itajaí.

O mais recente que chegou à região é Bravo, um labrador que veio de Xanxerê e faz dupla com o cabo Jacques Douglas Romão. O binômio - nome dado à dupla de cão e homem - atua em Blumenau desde dezembro.

Cabo Romão, com o cão Bravo
Cabo Romão, com o cão Bravo
(Foto: )

Próximo daqui, o cabo de Souza e a cadela Zaara estão à serviço da comunidade de Brusque.

Zaara, de Brusque
Zaara, de Brusque
(Foto: )

Na Polícia Militar de Blumenau os amigos de quatro patas também estão presentes. Atualmente, são seis cães com a missão de resguardar vidas e também com treinamento para encontrar armas e drogas.

Sheriff, Ayra e Mag são da raça pastor holandês. Mag ainda é filhote e está em treinamento. Apollo, Charlie e Decca são da raça pastor belga de malinois. Os dois últimos ainda pequenos.

Filhotes da Polícia Militar
Charlie, Mag e Decca, da PM de Blumenau
(Foto: )

Em Indaial, mais guardiões. A cidade conta com uma unidade de coudelaria do Policiamento Montado da Polícia Militar de Santa Catarina. Ali nasceu Rainha, que virou notícia no Santa no dia 1º de setembro do ano passado. A potrinha da raça Brasileiro de Hipismo é filha da Luna e Gabarito do Rincão. Hoje ela vive com outros 32 animais. São 19 potros, 11 éguas, dois garanhões e um cavalo.

Somente nessa temporada, foram sete nascimentos. Quando acabarem o treinamento, estarão prontos para ir às ruas. Atualmente, são cerca de 170 cavalos na ativa no Policiamento Montado, nas cidades de São José, Joinville, Lages, Chapecó, Criciúma e Caçador.

Segundo a PM, no momento é estudada a possibilidade de criar um pelotão montado em Indaial. Hoje, a cidade apenas abriga o haras onde os animais se reproduzem. Ali eles também passam por treinados até que estejam prontos para atuação. Aí então vão para as cidades onde há pelotão montado em Santa Catarina.

Animais no haras em Indaial
Animais no haras em Indaial
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação