Inverno
Fenômenos são comuns em Santa Catarina; saiba diferenciar
Neve, geada, sincelo e chuva congelada: você sabe identificar a diferença desses fenômenos? Em Santa Catarina, os três tipos são visíveis e podem confundir os moradores e turistas. Por isso, é importante diferenciar como cada um deles acontece e como podem ser observados.
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Para os amantes do frio e da neve, Cidades do Planalto Sul e da Serra de Santa Catarina são as mais indicadas para acompanhar a neve quando ela aparece no Estado. Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Lages são cidades onde neva com mais frequência, segundo dados da Epagri/Ciram.
> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
Neve é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera.
É frequentemente produzida por nuvens do tipo "stratus", mas também pode se originar das nuvens do tipo "cumulus". A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve que caem em pequena quantidade.
> Vídeo mostra chuva congelada no interior de São Joaquim
A geada forma-se através do congelamento do vapor da água em superfícies de contato, como plantas, morros, estradas e objetos. A geada branca é a mais comum e congela somente a água que está por cima das superfícies. Já a geada negra, que precisa de temperaturas menores de 10°C para ser formada, pode causar o congelamento de plantas e outras superfícies.
A diferença entre neve e geada, é que a neve forma-se em altitudes mais elevadas e a geada forma-se mais perto do chão.
> Neve em Minas Gerais? Entenda o fenômeno que mudou a paisagem de cidades mineiras
Sincelo é muito semelhante à neve e consiste no congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície.
Chuva congelada é quando a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma mais tradicional em flocos.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: