Balneário Camboriú foi palco, entre os dias 19 a 21 de setembro, do maior evento do país para discutir o cenário varejista: o Omnivarejo 2024. Um dos principais temas abordados durante as palestras foi a digitalização do segmento — tema que guiou o painel que fechou a programação. Ao todo, o congresso reuniu mais de 3 mil profissionais do mercado.
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Com o tema“Construindo um varejo inteligente”, o último painel do evento trouxe ao público uma visão profunda sobre como as tecnologias emergentes têm impulsionado a inovação no setor. Para falar sobre o assunto, o evento contou com a participação de grandes nomes do setor: Paula Andrade, vice-presidente de omnicanalidade da Natura & Co, e Fabio Neto, Chief Strategy Officer (CSO) da StartSe.
Para abrir o debate, Fábio Neto destacou que o cliente não se posiciona apenas em um setor específico, mas é direcionado ao consumo conforme estabelece relação com as marcas. O CSO da StartSe também refletiu sobre as transformações impulsionadas pela tecnologia em lojas físicas e centros de distribuição
— As tecnologias são pontes de transição das licenças expiradas— refletiu, ao pontuar que, devido à demanda imediatista do consumidor, as lojas estão cada vez mais rápidas.
Omnicanalidade, a estratégia de negócios que visa integrar todos os canais de uma empresa para oferecer uma experiência de compra consistente e unificada ao cliente, foi um dos assuntos abordados durante o painel. Esse conceito facilita a jornada de compra e também gera ganhos para as empresas, já que estudos apontam que varejistas que inovam e integram efetivamente seus canais aumentam suas vendas em até 20% e melhoram a retenção de clientes em 30%.
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Mesmo com os números em alta, Paula Andrade destaca que as marcas só serão inovadoras e atrativas quando gerarem um impacto positivo para os consumidores.
— Nesse mundo de tecnologias, a marca não deve perder a sua visão e missão. Senão, ela perderá toda a sua essência — reforça a vice-presidente de omnicanalidade da Natura & Co.
A profissional destacou, ainda, a integração entre os canais físicos e digitais, que são fundamentais para criar uma jornada de compra contínua e personalizada e garantir a melhor experiência ao consumidor.
Aderência à tecnologia não é uma opção
Ao longo do bate-papo, Paula Andrade e Fabio Neto expuseram ao público que aderir às tecnologias emergentes não é uma opção, mas uma necessidade para quem quer se manter relevante e competitivo no mercado. Uma pesquisa conduzida pela Gartner indica que, até 2025 , 75% dos varejistas que implementam tecnologias digitais terão um aumento significativo na eficiência operacional e na satisfação do cliente.
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Através do painel, os varejistas puderam entender que a transformação digital não é mais uma tendência futura, mas uma realidade presente — que tem transformado o setor. A cada ano, as empresas que atuam para oferecer uma experiência de compra eficiente e personalizada estão conquistando cada vez mais a fidelidade dos consumidores, em um mercado competitivo e intenso.
Sobre o Omnivarejo 2024
Neste ano, o Omnivarejo trouxe a temática “uma nova experiência nas relações de consumo”, e consolidou-se como a maior convenção de varejistas e empresários do Brasil. O evento foi organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú. Ele foi o tema da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina.
As convenções do Sistema CNDL reúnem líderes e empresários de diversas regiões do Brasil, focados em adquirir conhecimentos práticos para suas empresas e entidades, além de promover networking e troca de experiências.
No Omnivarejo, os participantes tiveram a chance de discutir o futuro do setor, se atualizar sobre as últimas inovações tecnológicas, conectar-se estrategicamente com grandes varejistas nacionais, expandir sua rede de contatos, formar parcerias valiosas e obter insights que impulsionarão o sucesso de suas empresas na próxima década.
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