nsc
an

Operação

Dinheiro falso era enviado em cartas de Araquari para todo o Brasil, revela PF

Suspeito foi preso durante operação da Polícia Federal, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (22)

22/10/2021 - 16h43

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Dinheiros falsos eram enviados pelos Correios para todo o país
Dinheiros falsos eram enviados pelos Correios para todo o país
(Foto: )

Uma operação da Polícia Federal descobriu que um morador de Araquari enviava dinheiro falso para todo o Brasil dentro de cartas despachadas pelos Correios. O suspeito foi preso nesta sexta-feira (22) durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na cidade do Norte de SC.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A operação "Mascada 2" foi deflagrada com o objetivo de combater a introdução de cédulas falsas em circulação. Segundo a Polícia Federal, a investigação começou com a identificação de diversas encomendas postadas em uma agência dos Correios em Araquari.

As cartas continham cédulas de dinheiro falso e haviam sido enviadas para todas as regiões do Brasil, usando endereços fictícios e nomes falsos. O responsável pelas postagens foi identificado pela polícia e os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços do investigado nesta sexta-feira.

De acordo com a Polícia Federal, foram encontradas grande quantidade de cédulas falsas, impressora e guilhotina utilizadas na fabricação das cédulas contrafeitas, o que motivou a prisão em flagrante do suspeito. 

Durante as investigações, a polícia interceptou 16 remessas contendo cédulas falsas, evitando que fossem introduzidas em circulação. A quantidade de cédulas e o valor correspondente ainda seguem em apuração.

O investigado responderá pelo crime de moeda falsa, que prevê pena de reclusão de 3 a 12 anos. Responde pelo crime quem fabrica, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa, assim como aquele que, mesmo tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, a restitui em circulação após conhecer a falsidade.

Leia também:

Ciretran terá nova unidade de atendimento em Joinville

Uma Joinville inteira morreu vítima do corona​vírus em todo o Brasil

Dos 19 vereadores em Joinville, apenas um não tomou vacina contra Covid-19

Câmera flagra mulher abandonando cachorro dentro de caixa em Joinville

Homem é preso após manter cão com fome e sem cuidados básicos em São Francisco do Sul

Colunistas