nsc
    dc

    Saúde pública

    Dive realiza segunda etapa da campanha de vacinação contra a raiva no Sul de SC

    Imunização é necessária para evitar proliferação da doença, depois que uma mulher morreu

    06/06/2019 - 13h06

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Vacinação foi realizada em animais de Gravatal, Capivari de Baixo e Pescaria Brava
    Vacinação foi realizada em animais de Gravatal, Capivari de Baixo e Pescaria Brava
    (Foto: )

    Técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) começaram nesta quinta-feira (6) a segunda etapa de vacinação contra a raiva, nos municípios de Gravatal, Capivari de Baixo e Pescaria Brava, no Sul do Estado. A campanha foi necessária depois da morte de uma mulher, no início do mês de maio, que contraiu a doença depois de ser mordida por um gato.

    Para evitar a proliferação da doença em áreas urbanas, todos os animais que vivem num raio de 5 quilômetros a partir da casa da vítima devem receber as doses da vacina. Na primeira etapa, realizada entre os dias 9 e 23 de maio, 3873 animais, entre cães e gatos, foram imunizados.

    Segundo a Dive-SC, a segunda etapa de vacinação é necessária para garantir a efetividade da vacina aplicada nos animais. Filhotes que não receberam a primeira dose por causa da idade também podem ser imunizados. Além disso, os técnicos vão prosseguir na busca ativa de animais de rua que, eventualmente, não foram vacinados, para que eles também possam ter as doses aplicadas.

    Raiva

    A raiva é uma doença causada por um vírus que não tem cura e leva à morte. A doença pode atingir humanos, animais domésticos e silvestres. O contágio é feito a partir do contato com a saliva de quem está contaminado. Lambidas ou mordidas de animais são as formas mais comuns de se contrair a doença.

    Segundo a Dive-SC, a morte da mulher em Gravatal foi a única em Santa Catarina, nos últimos 38 anos. Em animais, a última morte confirmada pela doença aconteceu em 2016, quando um cachorro morreu infectado na cidade de Jaborá.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas