Um documento confidencial no mínimo insólito foi divulgado na Grã-Bretanha: o discurso de Elizabeth II para anunciar uma III Guerra Mundial em 1983, no auge da Guerra Fria.

Continua depois da publicidade

Os Arquivos Nacionais, que tornaram público o conteúdo do discurso, são responsáveis por publicar documentos confidenciais depois de 30 anos de sua elaboração, como parte de um programa de transparência pública impulsionado pelo Parlamento britânico.

O discurso da rainha reflete, além do anúncio que nunca chegou a pronunciar, o conteúdo das reuniões do Conselho de Ministros ou a política externa. O documento não possui timbre oficial, e como única nota possui na parte superior o termo “Exercício” e o cabeçalho “Mensagem à nação emitido por Sua Alteza ao meio-dia de quatro de março de 1983”.

“Quando me dirigi a vocês, há menos de três meses, todos desfrutávamos do calor da comunidade da família no Natal”, começa a mensagem da soberana, datado para ser emitido em 1983, ano especialmente conflituoso nas relações entre países durante a Guerra Fria (1947-1991).

O texto pode ter sido elaborado pelo chamado comitê Wintex-Cimex, grupo de especialistas em inteligência e atividades militares criado para avaliar possíveis cenários de guerra durante os tensos anos da Guerra Fria.

Continua depois da publicidade