nsc
    hora_de_sc

    Dica para o feriadão

    Do jeitinho alemão: aprenda a fazer um prato quente e um doce que harmonizam com cerveja

    Chef ensina como preparar uma receita de spärtzle com ragu suíno e uma torta de maça

    30/10/2020 - 06h00

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    A torta de maça é feita em quatro etapas
    A torta de maça é feita em quatro etapas
    (Foto: )

    O cancelamento das festas de outubro este ano não é motivo para deixar de degustar as delícias da gastronomia alemã, festejada no mundo todo pela sua diversidade nos sabores e valorização de ingredientes regionais. E uma estrela que não pode faltar nesses pratos típicos é a carne suína, ingrediente nobre e sempre acompanhado de uma boa mostarda. Ela é a estrela de uma das receitas alemãs que o chef Vilmar Turnes criou um Spätzle com ragu suíno, unindo o sabor marcante dessa carne nobre à mais típica massa germânica.

    > Cervejaria premiada de SC é vendida para grupo paulista

    Para completar essa refeição cheia de sabor, o chef ensina a preparar também uma torta de maçã deliciosa, no melhor jeito alemão. São quatro passos, mas todos muito fáceis de executar, e o doce ainda pode ser saboreado quentinho. E o melhor: os dois preparos combinam muito bem com cervejas, a bebida mais consumida em Santa Catarina em outubro. Confira abaixo as receitas e a harmonização com cervejas sugerida pela sommelier da Rede Hippo, Sheila Portalupi!

    > Saiba tudo sobre o universo cervejeiro. Clique aqui e acesse o Santa Cerveja

    Receita de Spärtzle com ragu suíno

    Ingredientes:

    MASSA

    - 500g de farinha de trigo

    - 10g de sal marinho

    - 5 unidades de ovos orgânicos

    - 250 ml de água com gás

    MOLHO

    - 1 kg de lombo suíno assado no forno

    - 600 ml de molho de tomate passado

    - 400g de creme de leite fresco (nata)

    - 100g de mostarda picante alemã

    - 100g de cebola picada

    - 20g de alho picado

    - 100ml de vinho branco

    - 50g de manteiga

    - 10g de raiz forte

    - Sal e pimenta a gosto

    - Cominho a gosto

    - Salsinha picada a gosto

    Modo de preparo:

    MASSA

    Misture os ovos, a farinha e o sal. Junte a água e mexa bem, até a massa ficar na consistência cremosa. Com ajuda de uma colher, despeje a massa em pequenas porções em panela com água fervente. Assim que a massa subir na água, retire e reserve.

    MOLHO

    Leve a manteiga ao fogo, junte a cebola, refogue por alguns instantes e então junte o alho. Corte grosseiramente o lombo suíno já assado, junte ao refogado, deglaceie a panela com o vinho branco, junte o molho de tomate passado, a mostarda e a raiz forte, verifique o sabor e ajuste sal, pimenta e cominho. Adicione o creme de leite fresco e ferva por mais 10 minutos. Caso perceba que ficou com pouco creme, junto um pouco de água fervente. Por fim, salpique salsinha fresca picada e sirva o molho sobre a massa.

    Fazenda de lúpulos na Serra de SC avança para beneficiar mercado cervejeiro

    HARMONIZAÇÃO: cerveja Kairós Trapiche Bock, um dos mais recentes lançamentos da cervejaria manezinha. O rótulo faz uma homenagem à Costa da Lagoa, permeada por trapiches para ancoradouro dos barcos, e a cerveja tem aroma maltado, com quantidades moderadas de notas de caramelo e de pão tostado, perfeita para harmonizar com carne de porco.

    Receita de Torta de maça

    Ingredientes:

    MASSA

    - 250g de farinha de trigo

    - 30g de açúcar

    - 1 pitada de sal

    - 125g de manteiga

    - 1 ovo

    - Água (o necessário)

    Modo de preparo:

    Misture a farinha, o açúcar e o sal. Faça uma cova no meio coloque a manteiga e o ovo. Misture primeiro a manteiga com o ovo em seguida vá misturando a farinha de trigo também. Se a massa estiver seca, acrescente um pouco de água. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

    Típica de SC, goiaba da serra vira ingrediente de cerveja Catharina Sour

    Ingredientes:

    CREME

    - 1 litro de leite

    - 200g de açúcar

    - 6 gemas de ovo

    - 20g de farinha de trigo

    - 12 gotas de baunilha

    Modo de preparo:

    Coloque o leite com a baunilha para ferver. Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Acrescente a farina aos poucos e misture bem. Despeje três conchas de leite quente sobre a mistura de gemas. Bata bem e rapidamente com um fouet, para incorporar por completo. Despeje essa mistura com os ovos no restante do leite na panela até espessar. Desligue e reserve.

    Ingredientes:

    RECHEIO DE MAÇÃS

    - 2kg de maçãs gala (descascadas)

    - 200g de açúcar

    - 20g de canela em pó

    - Suco de 1 limão

    Modo de preparo:

    Descasque as maçãs e corte em gomos, deixando de molho em água para não escurecer. Em uma panela, junte o açúcar, a canela, as maçãs e o suco de limão, e cozinhe por alguns instantes, até a maçã murchar. Reserve.

    Cervejaria de Blumenau lança rótulo com maturação em barris para celebrar aniversário

    MONTAGEM DA TORTA

    Em uma forma de fundo falso, preencha a lateral e o fundo da forma com a massa, junte o recheio de maçãs e por cima o creme de confeiteiro. Asse em forno pré-aquecido por 50 minutos com o dourador desligado. Caso não tenha forno com dourador, para poder desligá-lo, cubra a forma com papel alumínio nos primeiros 35 minutos, depois aumente o forno para 180ºC, sem o papel alumínio. A cobertura deverá ficar com pontos bem dourados.

    HARMONIZAÇÃO: Miramar Weiss, um rótulo da cervejaria Kairós que homenageia um antigo ponto de encontro na região central de Florianópolis. Produzida com trigo, traz aromas e sabores equilibrados entre cravo e banana, além de notas de baunilha, combinando perfeitamente com o doce.

    Take away

    Para quem prefere não se arriscar na cozinha, uma boa pedida é o cardápio especial que a Rede vai oferecer neste sábado (31). São nove pratos típicos alemães no formato take away (pegar e levar), elaborados por uma equipe de chefs e nutricionistas. O menu tem marreco recheando, purê de batata com mostarda, salsichas alemãs artesanais do tipo Bockwurst vermelha e Bratwurst branca, maçã caramelizada, chucrute e salada de batata alemã, além de doces como strudel de banana e apfelstrudel. Todos os pratos estarão prontos para o consumo e disponíveis no Hippo Alvim e Hippo Lamego.

    > Após polêmica machista, Abracerva será presidida por uma mulher pela primeira vez

    Colunistas