nsc

publicidade

Imunização

Dois casos de sarampo são confirmados em São Francisco do Sul

Orientação é para que a população procure uma unidade para realizar a vacinação

07/11/2019 - 14h36

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Vacina contra o sarampo
Vacina contra o sarampo
(Foto: )

Dois casos positivos de sarampo foram identificados em São Francisco do Sul, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. As equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município reforçam o pedido para a população procurar a unidade mais próxima para realizar a vacinação.

O sarampo é uma doença viral aguda e infecciosa grave, extremamente contagiosa. A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente que permanecem no ar ao tossir, respirar, falar ou espirrar. A população deve evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Isonir Fernandes, a transmissão da doença ocorre cerca de seis dias antes do aparecimento da erupção cutânea e até quatro dias depois.

— As pessoas com febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza ou conjuntivite devem procurar uma unidade de saúde imediatamente para serem devidamente orientados e medicados — ressalta. Não existe tratamento para a doença, os sintomas são apenas amenizados com medicação.

As unidades ESFs funcionam das 7h30 às 11h30, no período matutino, e das 13 às 17 horas, no período vespertino, com o intervalo no horário de almoço das 11h30 às 13 horas. Nas unidades da Vila da Glória, Miranda e Ervino o atendimento ocorre das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para se vacinar é necessário ir até a unidade mais próxima de você com a caderneta de vacinação e um documento com foto.

Deixe seu comentário:

publicidade