nsc

publicidade

Florianópolis

Domingo tem mudanças no trânsito com maratona, prova e jogo do Avaí

Trechos serão bloqueados parcial ou totalmente ao longo da manhã com a corrida de rua

23/08/2019 - 13h46 - Atualizada em: 23/08/2019 - 13h51

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Maratona Internacional de Florianópolis
Maratona Internacional de Florianópolis

Neste domingo (25), os motoristas precisam ficar atentos devido aos eventos que ocorrem na Grande Florianópolis. Além da maratona que vai causar interrupções em ruas da capital, há a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que ocorre pela manhã e à tarde em 25 municípios de Santa Catarina.

A Maratona Internacional de Floripa conta com 10 mil inscritos, atingindo o limite técnico com mais de um mês antes do prazo final. Na primeira edição, em 2017, foram 6 mil, subindo para 8 mil ano passado. Além dos brasileiros, outros 14 países estarão representados — inclusive Rússia e Eslováquia. As largadas para as diversas categorias ocorrem a partir de 6h.

A prova vale índice para maratonas internacionais como a de Boston, nos Estados Unidos. Além das belezas naturais da cidade catarinense, o percurso plano e o clima agradável são atrativos para participar da corrida, que tem os percursos de 5, 10, 21 e 42 quilômetros.

— É uma data propícia, com pouca chuva e vento, além de temperatura amena. Como nos tornamos a maratona mais rápida do país em 2018, virou um fator que nos alavanca para estarmos entre as maiores provas do Brasil — declarou Leonardo Silvano, um dos organizadores da corrida de rua.

A Guarda Municipal alerta para as pessoas saírem mais cedo de casa, pois haverá algumas interrupções no tráfego de veículos a partir de 4h. Ainda assim, apenas uma faixa em cada uma das pontes de ligação Ilha-Continente ficará bloqueada pela manhã, e a Via Expressa Sul terá trânsito liberado no sentido aeroporto.

— Em alguns pontos, principalmente nas pontes, o trânsito será compartilhado com os atletas. O único trecho que haverá interdição total é a Avenida Beira-Mar Norte. Mesmo assim, a pista da marginal no sentido Centro-bairros estará liberado — explicou o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto.

Exame e jogo

Desde 2017, o Encceja é um meio para brasileiros que não puderam concluir os estudos na idade correta obterem o certificado de conclusão dos cursos de ensino fundamental e médio. Cerca de 2,9 milhões de pessoas farão as provas em todo o país para a edição 2019, em 611 municípios.

Os portões dos locais do exame ficarão abertos até 8h45, com as provas sendo aplicadas às 9h. No período da tarde, o acesso poderá ser feito até as 15h15, com início dos testes às 15h30.

Confira as informações sobre o Encceja

Já para o jogo entre Avaí e Corinthians, às 19h, a Polícia Militar Rodoviária divulgou a liberação de pistas. Serão quatro momentos de 20 minutos a partir de 16h40 até o horário da partida, no sentido Ressacada. Na volta para casa, de 20h45 em diante, haverá quatro períodos de sentido único, do estádio em direção ao Elevado da Seta.

Deixe seu comentário:

publicidade