publicidade

Economia
Navegue por

Perfil Tech SC

Dos campos de golfe à liderança em multinacional 

Vice-presidente de Operações da HostGator na América Latina, Daniel Dias já foi campeão brasileiro de golfe e hoje lidera plano arrojado de expansão da empresa   

22/04/2019 - 14h52 - Atualizada em: 22/04/2019 - 14h53

Compartilhe

Beatriz
Por Beatriz Baffa
Daniel Dias
(Foto: )

Vice-presidente de Operações da HostGator na América Latina, Daniel Girardi Dias, 48 anos, tem uma carreira profissional de sucesso. Mas, na verdade, a trajetória teve início bem longe de um escritório: começou em um campo de golfe.

Ao longo da juventude, o gaúcho de Porto Alegre chegou a ser campeão brasileiro e sul-americano de golfe e, em 1994, era o 28º melhor jogador do mundo, quando decidiu mudar de rumo.

— Minha mulher me fez entender que eu não era bom o suficiente para me destacar muito mais além disso — confessa.

Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​

Competitivo, ele soube reconhecer que era preciso investir em outra área. O mérito para que ele evoluísse em uma rotina tão diferente daquela que levava até então foi dos pais, que sempre o encorajaram a seguir os estudos em Engenharia Mecânica e a praticar inglês, paralelamente à correria que seguia com os campeonatos.

— Foi graças a esse bom preparo que consegui me sair bem. E, nesse caminho, enxerguei na tecnologia uma área que me fascinava — conta Daniel, que também cursou alguns anos do curso de Análise de Sistemas.

Depois disso, o percurso do executivo, que hoje tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e curso de Educação Executiva pela London Business School e pela Fundação Dom Cabral, foi uma mistura de determinação, audácia e boas oportunidades, que se uniram ainda às habilidades de liderança e controle, desenvolvidas desde a época do golfe. Daniel chegou a trabalhar com computação gráfica como consultor e em uma indústria até perceber que queria mesmo era estar à frente do próprio negócio.

No fim de 1995, quando a internet engatinhava, Daniel fundou com um sócio sua primeira empresa, Networkers, de desenvolvimento de sites. Conseguiu viabilizar um modelo de hospedagens que facilitava o serviço para o público brasileiro - até então refém dos serviços norte-americanos na área. Três anos depois, vendeu a participação da organização e, novamente precursor, foi co-fundador da Mercador.com, um marketplace e plataforma de integração B2B para varejos e seus fornecedores. A organização, que teve Daniel entre os executivos por 16 anos, chegou a líder no setor, e foi adquirida pela espanhola Telefónica até ser comprada por um empresário de Joinville, em Santa Catarina.

Daniel Dias
Daniel Dias
(Foto: )

Nos 16 anos como executivo da empresa, Daniel atuou como Diretor de Produtos, VP de Tecnologia, COO Latam e, por último, COO Europe, função que exerceu no escritório de Londres, em uma das fases mais desafiadoras da carreira.

— Eu era um brasileiro à frente de uma empresa brasileira tentando fazer negócios na Europa. O desafio era ser aceito pelos europeus. A minha sacada foi pedir para que um membro da equipe apresentasse minhas ideias como se fossem dele.

Em sua trajetória, também foi consultor, mentor e investidor em startups. Atividade que desempenha até os dias atuais.

— O maior desafio desse mercado é considerar sua constante transformação para criar soluções que atendam as demandas do consumidor — comenta.

Inovação e investimentos

Atualmente, ele é investidor de startups na WOW Aceleradora, que conta com um grupo de mais de 170 investidores e já acelerou 57 empresas desde 2013.

— O legal é que existem muitos investidores, de diversas áreas, que podem ajudar. Gosto de estar envolvido com a inovação o tempo todo e sempre estou de olho em novidades. Até para conhecer soluções novas, que possam gerar parcerias para a própria HostGator — conta Daniel, que também atuou como mentor de algumas das startups que passaram pela aceleradora.

Em março de 2017, ele embarcou em um novo desafio: ser Vice-Presidente de Operações da HostGator na América Latina, que segue em ritmo acelerado de crescimento.

— Uma das coisas que sei que consigo fazer bem é organizar melhor as estruturas empresariais e trabalhar junto às pessoas para que atuem de um jeito que as coisas funcionem — ressalta.

A HostGator América Latina segue em plena expansão. Mas Daniel se define apenas como o maestro de uma boa orquestra.

—É uma empresa rentável e muito competente. O desafio, agora, é fazer com que entreguem todo o potencial.

Planos de expansão

México, Chile e Colômbia foram os países escolhidos na primeira fase de expansão da HostGator na América Latina. A empresa pretende expandir o mais rápido possível para outros países em 2019.

A HostGator faz parte do grupo Endurance, que gerencia mais de 12 milhões de domínios no mundo, incluindo ainda marcas como Bluehost, iPage, SiteBuilder.com, entre outras.

— Estamos seguindo em uma velocidade de cruzeiro — ressalta Daniel.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação