nsc
hora_de_sc

Entrevista

Tamanho do pênis pode ser aumentado? Doutor em saúde do homem tira dúvidas

Coordenador do Grupo de Andrologia tira dúvidas sobre o órgão sexual masculino

15/03/2013 - 11h07 - Atualizada em: 16/06/2021 - 13h42

Compartilhe

Por Redação NSC

O assunto é polêmico e gera dúvidas não só quanto ao prazer na hora do sexo, a atração feminina e a concorrência entre os homens. O tamanho do órgão pênis é assunto para a medicina também. A Hora foi ouvir o doutor Luis Henrique Leonardo Pereira, médico coordenador do Grupo de Andrologia (área da medicina que estuda a saúde sexual masculina). Para o especialista, tem como ficar maior.

Esclarecimento: A intervenção cirúrgica para aumento peniano é autorizada pela Sociedade Brasileira de Urologia. Porém, o chefe do Departamento de Sexualidade Humana/Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Geraldo Eduardo de Faria, esclarece que a Sociedade Brasileira de Urologia não aprova nenhum procedimento de aumento peniano que não seja para fins de pesquisa.

::: Leia também

Especialistas e mulheres quebram o mito do pênis grande

Eles e elas opinam sobre importância do tamanho do membro na hora do sexo

Ex-BBB Eliéser se manteve como namorado da Cacau por ter "conjunto bacana"

Especialista de sex shop afirma que comprimento é importante, sim

Hora _ Existe uma forma de aumentar o tamanho de um pênis?

Dr. Luis Henrique _ Sim! Com certeza absoluta, tem. Temos tratamento cirúrgicos e tratamentos clínicos. No tratamento cirúrgico aprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia, se corta um ligamento que liga o pênis ao osso pubiano. Quando se faz o corte desse ligamento, o pênis chega a crescer de 2cm a 3cm. Não é muito, mas pode ajudar bastante. No tratamento clínico, existem medicações, massagens e fisioterapia que fazem com que os corpos penianos _ espécie de espuma que retém a maior parte do sangue do pênis durante e ereção _ se alonguem um pouco. Se promove uma vaso dilatação, aumenta-se o fluxo sanguíneo, associado a algumas massagens e técnicas e a tendência é de se conseguir, também, um aumento de 2cm no comprimento. Mas é legal deixar bem claro que o tamanho em si de um pênis não significa qualidade sexual nenhuma, afinal, sexo não é só penetração.

Hora _ Para quem é indicada a tratamento?

Dr. Luis Henrique _ O que gera dúvida é o tamanho ideal de órgão sexual masculino. O brasileiro tem um pênis que pode ter de 14,5 a 15cm _ ereto _ em média. Um pênis de 12cm já pode gerar uma satisfação sexual boa. Abaixo disso, pode ter, realmente, um comprometimento do prazer no sexo. Daí, nesses casos, quando o pênis é pequeno mesmo, abaixo de 11cm, o tratamento é mais que indicado. Com a maioria dos pacientes, o pênis não é pequeno. Eu poderia dizer que 99% das vezes não é, mas, convencer do contrário é bem difícil. O que geralmente existe é uma falsa impressão de que o pênis é pequeno. Um dos detalhes é que quando o homem olha o pênis de cima, ele parece menor do que quando olha ele de lado. O ponto de visão acaba gerando, mais uma vez, a falsa impressão do tamanho.

Hora _ Um pênis muito grande pode ter problemas de ereção?

Dr. Luis Henrique _ Não! Um pênis maior também tem uma artéria maior. Com isso, sua irrigação fica garantida e, como consequência, a ereção também. Do contrário, não ficaria duro. Quanto mais fluxo de sangue, mais ereção.

Hora _ O que pode determinar o tamanho de um pênis?

Dr. Luis Henrique _ Estudos em três universidades comprovam que a etnia determina o tamanho do pênis. Asiáticos ficam na casa do 12,5 cm, os latinos e americanos, 14,5cm e os africanos, 17cm. Como no Brasil existe uma miscigenação muito grande, temos de todos os tamanhos. Assim como a profundidade da vagina da mulher, que tende a se adaptar e acompanhar a etnia.

Hora _ E os tais extensores penianos que prometem milagres?

Dr. Luis Henrique _ Então, nos EUA se usam os extensores penianos _ pesos que são acoplados na ponta do pênis com a intenção de deixá-lo maior. Funciona, mas existe o risco de lesão, tanto de vaso, como de nervo. Você tem um pênis que tem 15cm e ele fica com 20cm. Aumenta bastante, mas a Sociedade Brasileira de Urologia não aceita isso no Brasil pelos riscos de oferece. Cada pênis tem uma artéria que leva sangue para o órgão dependendo de seu tamanho. Aumentasse o pênis, mas a irrigação continua a mesma. Corre-se um risco muito grande de acontecer uma disfunção erétil. Existe muita divulgação na mídia leiga, mas eu não assumira o risco de danificar o pênis de um paciente meu usando a técnica.

Hora _ E pênis muito grande, tem alguma solução?

Dr. Luis Henrique _ Não tem tratamento. O que acontecesse com o pênis grande? Gera dor na mulher. A saída é ter relações sexuais em posições que não machuquem, confortáveis. Mas eu nunca atendi nenhum homem querendo diminuir. Já escutei muita reclamação de mulher, isso sim!

Hora _ Na sua visão, as mulheres dão alguma importância para o tamanho?

Dr. Luis Henrique _ Olha, assim, existe um apelo visual. Mas, como eu falei, às vezes o apelo visual é pra mais ou pra menos, mas a qualidade não reflete aquilo. O tamanho causa uma primeira impressão, mas não determina a intensidade do prazer. Vale muita mais a qualidade da relação sexual como um todo.

Hora _ Existe alguma preocupação com a satisfação da mulher quando os homens justificam o porquê de querer aumentar o pênis?

Dr. Luis Henrique _ Na verdade, não. Na maioria das vezes, é um problema de autoestima.

Hora _ Em que parte a autoestima é fundamental na hora do sexo?

Dr. Luis Henrique _ A preocupação do homem gera ansiedade. Ansiedade libera adrenalina. A adrenalina fecha a artéria peniana. Isso pode gerar uma disfunção erétil psicológica. A maioria dos homens com queixas de pênis pequeno, tem uma autoestima muito prejudica. Com isso, eles acabam acreditando que aumentar seu órgão sexual seja a solução para a maior parte dos seus problemas, funciona como uma compensação. Quando encontram profissionais ruins pela frente, podem ter danos, muitas vezes, irreversíveis.

Hora _ Exercício para fortalecer o pênis?

Dr. Luis Henrique _ Existem exercícios para fortalecer a musculatura da base do pênis, onde fica o músculo pubococcigo, responsável pela ereção peniana, que acabam prevenindo problemas de disfunção erétil e proporcionando uma potência sexual muito maior. Essa musculatura, responsável pela ereção, é igual a um músculo de outra parte do corpo. Se você usa muito essa musculatura, ele acaba ficando mais forte. Uma maneira de se saber qual é esse músculo, é quando você vai fazer xixi. Quando se faz o esforço para "cortar" a urina, é esse músculo que é contraído. Contrair e relaxar, periodicamente, pode ter resultados interessantes para o fortalecimento do membro. É fácil fazer e funciona muito bem.

Colunistas