nsc

publicidade

Prefeitura de Blumenau

Duas escolas da rede municipal de Blumenau implantaram o ensino bilíngue em 2019

As unidades dão aulas em português e em alemão ou inglês

20/08/2019 - 13h47

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
O prefeito Mário Hildebrandt assinou o Decreto nº. 11.850/2018, que criou as duas unidades bilíngues na cidade
O prefeito Mário Hildebrandt assinou o Decreto nº. 11.850/2018, que criou as duas unidades bilíngues na cidade
(Foto: )

Num contexto onde é cada vez mais importante dominar uma segunda língua, as escolas bilíngues vêm ganhando destaque e se tornando uma tendência. Duas unidades da rede municipal de ensino de Blumenau implantaram em 2019 a didática: a Escola Municipal Bilíngüe Erich Klabunde oferece matérias em português e alemão, e a Escola Básica Municipal Bilíngüe Professor Fernando Ostermann, em português e inglês. A iniciativa tornou Blumenau um exemplo para a região, sendo uma das pioneiras na implantação da metodologia.

O ensino bilíngue foi introduzido este ano nas duas unidades, iniciando de forma gradativa pelas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental. A escolha do alemão, no caso da EM Bilíngue Erich Klabunde, ocorreu pela história e pela colonização municipal, já do inglês na EBM Bilíngüe Professor Fernando Ostermann, pelo reconhecimento como língua franca.

Alemão e Inglês são os idiomas ensinados  nas escolas bilíngues
Alemão e Inglês são os idiomas ensinados nas escolas bilíngues
(Foto: )

Impacto na comunidade

Até mesmo as comunidades estão se integrando às escolas. Um mercado próximo à EBM Bilíngue Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista, trocou todas as placas de identificação dos setores para inserir os respectivos nomes em inglês, como forma de apoiar a formação das crianças.

Apoio da prefeitura

Em julho de 2018 o prefeito Mário Hildebrandt assinou o Decreto nº. 11.850/2018, que criou as duas unidades bilíngues na cidade. De lá até o início das aulas, foram realizadas diversas formações continuadas para os professores, que contribuíram para a preparação destes profissionais dentro das perspectivas histórico-cultural do ensino bilíngue.

Além disso, foi feita a seleção de materiais pedagógicos em parceria com a Cambridge Assessment e Goethe Institut. Outra iniciativa foi a organização de placas nas línguas inglesa e alemã para identificação bilíngue dos diferentes espaços escolares. E o modelo tem servido de exemplo. Neste ano, as escolas bilíngues de Blumenau já receberam a visita de representantes da Secretaria de Educação do Governo do Estado, para conhecer a metodologia aplicada nas aulas.

Conteúdo produzido pela Prefeitura de Blumenau e publicado pelo Estúdio NSC Branded Content.

Deixe seu comentário:

publicidade