nsc
santa

publicidade

Colégio Sagrada Família apresenta

Educação Infantil: uma gostosa brincadeira para as crianças 

Processo educacional dessa fase precisa ser pensado e planejado com seriedade por educadores 

11/11/2019 - 10h36 - Atualizada em: 11/11/2019 - 11h29

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Educação Infantil: uma gostosa brincadeira para as crianças
(Foto: )

O aprendizado do ser humano começa no momento em que o bebê abre os olhos para o mundo pela primeira vez. A partir de então, uma série de informações, símbolos e referências são vistas pelas crianças. Organizar tudo isso de forma educativa, propiciando o desenvolvimento integral da criança em todas as suas dimensões, é a tarefa da Educação Infantil do Colégio Sagrada Família, que conta com uma equipe de profissionais qualificados e um espaço diferenciado, devidamente pensado para as crianças de um ano a cinco anos de idade.

Mais do que ensinar, o compromisso da escola é potencializar o desenvolvimento das mais variadas linguagens, da criatividade, da imaginação, da autoestima e da socialização das crianças desta fase, além de fornecer um intenso cuidado, afeto e atenção que elas necessitam.

— Nosso processo educativo leva em consideração os atos de aprender, de desenvolver, de brincar e de cuidar. Essas ações ajudam as crianças a descobrirem elas mesmas e o mundo onde vivem, servindo como alicerce fundamental na construção de uma aprendizagem significativa — comenta Juliana Taimara Rausch Floriani, coordenadora pedagógica do Colégio Sagrada Família.

Proposta pedagógica propõe ensinar e cuidar

O trabalho pedagógico leva em consideração os principais desafios desta faixa etária, como a inquietação e a ânsia em aprender, típicos de crianças. Outra preocupação importante é garantir que a criança seja o centro do planejamento curricular, respeitando seus conhecimentos prévios. Assim, é importante que haja diferentes didáticas e campos de vivências.

Para ampliar ainda mais o repertório das crianças, desde o Infantil 1 são oferecidas aulas de educação física e musical. A partir do Infantil 3, as crianças também participam do programa bilíngue, com aulas diárias em Inglês.

— Queremos que os alunos, além de aprenderem uma segunda língua, tornem-se cidadãos do mundo, criem novas conexões em que a interação seja essencial. Semanalmente, nossas crianças também visitam a biblioteca do Colégio para empréstimo de livros. Nossa proposta pedagógica também permite que as crianças participem de exposições, homenagens comemorativas e cívicas e outras atividades de lazer, priorizando sempre a interação entre família e escola, com vivência de valores que contribuem para a formação integral desses alunos — reforça Juliana.

Colégio Sagrada Família
(Foto: )

Formando cidadãos

Respeitando a história de quase 125 anos de tradição em Blumenau, o Colégio Sagrada Família se diferencia pelo compromisso com a cidadania, preparando líderes capacitados e conscientes de seus deveres e direitos. Assim, diversas atividades promovem o comportamento ético e social dos alunos, desde o ensino fundamental.

— Temos como objetivo o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, visando a aquisição de habilidades e competências não só relacionadas à leitura, à escrita, à interpretação e ao raciocínio, mas também buscando educar para a ética, a solidariedade e a responsabilidade. Enfim, também nesta etapa de ensino a escola se propõe em “Educar para a Vida”, como diz o lema do Colégio — afirma a coordenadora pedagógica.

Prezando pelo ensino de valores, o Colégio adere a projetos como o Proerd, um programa preventivo e educativo de erradicação da drogatização em parceria com a Polícia Militar de Blumenau, e o Projeto Vereador Mirim, quando os alunos têm a oportunidade de aprender sobre Administração Pública e seu contexto na sociedade em parceria com a Câmara Municipal de Blumenau.

Espaço escolar como um ambiente de aprendizagem

Outra necessidade das crianças é por espaços adequados e estruturados com ambientes climatizados. A área de recreação também precisa acompanhar o desenvolvimento infantil, com materiais disponibilizados de acordo com a faixa etária. Além disso, para tornar as vivências mais amplas, o Sagrada Família possui um parque coberto e outro externo, criando diferentes ambientes para as atividades que desenvolvam ainda mais a imaginação e criatividade.

Conheça mais sobre o Colégio Sagrada Família:

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade