nsc

publicidade

Colégio Bonja apresenta

Educação trilíngue: vantagens do letramento em mais de um idioma 

Saiba como aprender novas línguas desde cedo ajuda no desenvolvimento da criança e gera efeitos positivos para toda a vida 

03/10/2019 - 17h45 - Atualizada em: 04/10/2019 - 10h26

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
(Foto: )

A educação abre portas na vida. Desde os primeiros anos, cada matéria que aprendemos na escola nos prepara para um aspecto da realidade. No entanto, uma em especial compreende todos: a capacidade de nos comunicarmos.

Nesse sentido, a alfabetização vai ainda além, pois dá independência ao indivíduo. E em um mundo cada vez mais culturalmente conectado, saber se comunicar em outras línguas torna-se ainda mais importante. Para prepará-los para o futuro, muitas famílias têm se preocupado em oferecer uma educação bilíngue ou até trilíngue aos filhos pequenos.

Vantagens do letramento em mais de um idioma

Além da possibilidade de interagir com outras culturas, tornar-se um cidadão do mundo e, futuramente, contar com uma importante ferramenta para o mercado de trabalho, a ciência comprova que dominar outros idiomas ajuda no desenvolvimento das funções cognitivas.

Sem dúvida, uma habilidade essencial para o mundo contemporâneo é a capacidade de ser multitarefas. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos, apontou que, especialmente para crianças, o aprendizado multilíngue prepara a mente para a troca rápida entre sistemas de falas diferentes, o que se transfere para outras atividades do dia a dia. Assim, a pessoa também se torna mais observadora e com maior capacidade de foco, o que favorece toda a vida escolar e o desenvolvimento de uma carreira profissional.

Ao longo da vida, uma educação plural ainda contribui para melhorar a tomada de decisões, segundo um estudo da Universidade de Chicago, EUA, e tem consequências positivas até para um envelhecimento mais sadio. Como visto, o ensino de idiomas é benéfico para o desenvolvimento da criança, inclusive facilitando a aprendizagem de outros assuntos, e tem efeitos muito proveitosos na fase adulta.

Educação trilíngue: vantagens do letramento em mais de um idioma
(Foto: )

Educação trilíngue é diferencial em Santa Catarina

"Wer fremde Sprachen nicht kennt, weiß nichts von seiner eigenen."

Você sabe o que significa a frase do poeta e filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe? Quem estuda no Colégio Bonja, de Joinville, sabe. Ela quer dizer: “Se você não sabe línguas estrangeiras, não sabe nada sobre a sua própria”.

A proposta de uma comunicação eficiente é colocada em prática desde os primeiros anos escolares no Bonja, que é o primeiro colégio de Santa Catarina a atender a todos os critérios exigidos pelo Conselho Estadual de Educação para ser considerada uma escola internacional. Por essa razão, lançou o Bonja International, com foco na Educação Trilíngue.

O Bonja International é dividido em três programas diferentes. Conheça os programas oferecidos.

Primary Programme ― Educação Infantil Internacional

Nesta modalidade, os pequenos alunos vivenciam línguas estrangeiras (inglês e alemão) em programa integral de conteúdo internacional, que incentiva o interesse por outras culturas e potencializa a fluência nos novos idiomas.

A imersão nos idiomas se dá por meio de jogos, brincadeiras, atividades cooperativas e conteúdos interdisciplinares. Os alunos aprendem todos os conteúdos e habilidades do novo currículo brasileiro (BNCC) na língua inglesa, tendo contato com a língua portuguesa para momentos de literatura, e esse currículo é ampliado com conteúdos culturais. Então, a partir dos 4 anos, o alemão é introduzido gradualmente como terceira língua.

O aprendizado de outras línguas nos primeiros anos escolares é especialmente importante para propiciar uma maior fluência, já que nessa idade, conhecida como um período crítico para aprendizado de língua, as crianças têm mais facilidade para captar a pronúncia estrangeira com precisão. No decorrer dos anos, restringimos nossa capacidade de perceber sons de fala diferentes, como os do alemão.

Bilingual Programme - Ensino Regular + Bilingual (contraturno)

A partir do Jardim A, no ensino regular, as crianças vivenciam os idiomas (inglês e alemão), tendo a opção de aprofundar aprendizado em um dos idiomas no contraturno. De maneira lúdica e interativa, os alunos desse programa estudam em tempo integral. A permanência na escola durante todo o dia, trabalhando diferentes assuntos em atividades lúdicas e compartilhadas, ajuda a fortalecer o aprendizado bilíngue.

Nessa fase, que inclui alunos de 4 a 14 anos de idade, ampliam-se a percepção e a habilidade de comunicação. O objetivo, ao final do ensino médio, é que os alunos sejam preparados para chegar ao nível B2/C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Isso quer dizer que os alunos alcançam um patamar de proficiência linguística aceito por universidades do exterior.

Educação trilíngue: vantagens do letramento em mais de um idioma
(Foto: )

IB Diploma Programme

Ao chegar no Ensino Médio, os alunos têm a opção de ingressar no IB Diploma Programme, em que irão ter aulas ministradas em inglês de conteúdos internacionais. Neste programa, são desenvolvidas também competências importantes para seguir os estudos em qualquer lugar do mundo, como maturidade, autonomia e pensamento crítico. Ao fim, se aprovado nos testes exigidos, o aluno recebe o IB Diploma, um bacharelado internacional que emite certificação aceita em várias universidades internacionais.

Saiba mais sobre o Colégio Bonja

O ensino de idiomas é apenas um dos pontos fortes do Colégio Bonja, que trabalha, desde as fases iniciais não apenas a aquisição de conhecimento, mas a solidificação de valores que são essenciais para o desenvolvimento humano e que acompanham por toda a vida.

Hoje, o Bonja conta com quatro unidades de ensino em Joinville, que promovem um ensino de alta qualidade, com formação integral. Com práticas pedagógicas integradas, o Bonja oferece oportunidades de desenvolvimento tanto em sala de aula quanto por meio de atividades extracurriculares e programas de intercâmbio para alunos.

Acesse o site do Colégio Bonja para saber mais sobre o método de ensino e como ter uma educação trilingue desde cedo, para abrir muitas portas na vida das crianças.

Deixe seu comentário:

publicidade