A Justiça Eleitoral está expandindo a cobertura do voto biométrico, que reconhece o eleitor com a digital, na Grande Florianópolis. Ainda não abrange todos os municípios, em Florianópolis e São José, por exemplo, o cadastramento é voluntário.

Continua depois da publicidade

Mas os moradores de Águas Mornas, Governador Celso Ramos, Paulo Lopes, Rancho Queimado e São Bonifácio tem de comparecer aos pontos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) em suas cidades para terem as suas impressões digitais gravadas.

Os eleitores das cidades tem até este final de semana para se cadastrarem. Os pontos de atendimento terão regime de plantão no sábado e no domingo – das 9h às 16h – para ajudar as pessoas a não perderem o prazo. Quem perder, terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar neste ano.

Até agora, foram cadastrados 71% dos eleitores destes municípios e a expectativa do tribunal é chegar próximo de 90%, com algumas exceções em municípios como Governador Celso Ramos, onde o número deve ficar próximo dos 70%, porque parte dos eleitores residem em outros locais. Este municípios com cadastramento obrigatório, somados, tem 29.171 eleitores.

Ao todo, 12 municípios já terão voto biométrico para as eleições de 2014 em Santa Catarina. Além das cinco que estão fazendo recadastamento, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Major Gercino, Nova Trento e São Pedro de Alcântara já fizeram em 2013. Há ainda São João Batista, que foi uma das pioneiras em 2008. Mas ainda será necessário levar o título de eleitor e um documento com foto para votar.

Continua depois da publicidade

– Ainda temos uma legislação que não é adequada à biometria. Ela ainda exige o documento de identidade. Provavelmente, quando estiver tudo implantado no nível nacional, será atualizada com relação a isso – disse a assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, Renata Fávere.

Terminada essa etapa, o TRE-SC ainda vai definir quais devem ser os próximos encaminhamentos do processo de cadastramento biométrico: pode optar por terminar o processo na Grande Florianópolis, tornando obrigatório o cadastramento nos maiores municípios, ou continuar a ação nos municípios pequenos de outras regiões.

Meta nacional é ter 22 milhões de

eleitores identificados por digital

A Justiça Eleitoral do país está realizando o Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral desde 2012. Até este ano, a meta é recadastrar, com a biometria, 14,3 milhões de eleitores, dos quais 10,5 milhões já se regularizaram. Eles se juntarão aos 7 milhões já cadastrados em anos anteriores.

A intenção é que 22 milhões de pessoas votem dessa forma nas eleições deste ano. Mesmo assim, ainda é uma amostragem pequena perto do total de eleitores do Brasil: 141 milhões, que irão às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados. SC contribuirá, até o momento, com 36 mil eleitores nesse processo, 0,025% da meta.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total