publicidade

Cotidiano
Navegue por

Política

Eleitores de Joinville terão cadastro biométrico para eleições de 2016

Cerca de 400 mil pessoas que estarão aptos a votar nas próximas eleições municipais serão cadastradas pelo TRE

11/09/2014 - 18h18

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina e a Prefeitura de Joinville formalizaram nesta quinta-feira, uma parceria para iniciar o projeto de cadastramento biométrico dos cerca de 400 mil eleitores de Joinville que estarão aptos a votar nas próximas eleições municipais, em 2016. A proposta foi apresentada ao prefeito Udo Döhler pelo presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer.

As equipes envolvendo servidores do TRE e da Prefeitura serão capacitadas ainda este ano e iniciarão o processo em março de 2015. Por esse sistema, cada eleitor será recadastrado, tendo como novo elemento de identificação a leitura da impressão digital dos dez dedos das mãos.

_ Trata-se de um significativo avanço na legitimidade do processo eleitoral, que reforça a segurança na identificação dos eleitores e previne a migração irregular do eleitorado _ explicou o presidente do TRE-SC, Vanderlei Romer.

O prefeito Udo Döhler aceitou prontamente o pedido de Joinville dar apoio ao trabalho com a cessão de servidores e identificação de locais onde trabalharão as equipes de cadastramento.

_ É um trabalho de alto alcance cívico que merece todo nosso elogio e apoio _ disse.

Em princípio, foram sugeridos locais como as oito subprefeituras, escolas, universidades, empresas e terminais de ônibus. O presidente do TRE explicou que o novo sistema começou a ser implantado por pequenos municípios da Grande Florianópolis e agora será levado a Joinville e Blumenau.

MAIS

Pelo cronograma apresentado pela Justiça Eleitoral, a convocação começará em fevereiro de 2015. Até abril, estarão cadastrados 21 mil eleitores e, até março de 2016, mais 380.700, num total de 401.700 eleitores.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação