nsc
dc

publicidade

Ademar Paes Junior

Em 2020, mantenha o foco

Passar por cima das distrações e focar naquilo que é importante deve ser prioridade para o ano que se aproxima

23/12/2019 - 12h30

Compartilhe

Por Tech SC
2020
(Foto: )

O final de ano é sempre acompanhado de alguns rituais e ingredientes que não podem faltar. Tão importante quanto a ceia de Natal e o brinde do reveillon está a tentativa de prever o que nos espera nos 365 dias após a contagem regressiva da virada do ano.

Como estará a economia, a política, a sociedade e a saúde do país, do mundo e de cada um de nós? Quais as tendências das finanças, da moda e da cultura? Muitas são as perguntas e inúmeras as respostas, diversas delas sem a menor possibilidade de se tornarem realidade.

E se você pensa que no mundo exato da tecnologia isso não acontece, está muito enganado. Com soluções cada vez mais rápidas e eficientes, as expectativas são imensas, envolvendo todos os tipos de públicos e consumidores.

Uma das mais interessantes tentativas de prever o que está por vir tem como berço o universo digital. Nos últimos anos, no mês de dezembro, os editores do LinkedIn vêm identificando as possíveis descobertas, tendências ou atitudes que vão se tornar transformadoras.

Assim, o relatório “As 20 Grandes Ideias que mudarão o mundo em 2020” já está circulando nas redes, com reflexões indispensáveis para quem quer viver adaptado na chegada da segunda década do século.

Para se ater apenas no cenário da saúde, três tópicos do relatório do LinkedIn chamam a atenção: a inevitável necessidade da promoção da saúde mental no trabalho, com excesso de estímulos, ansiedade, depressão, entre outros fatores; o desenvolvimento cada vez maior da neurociência, com o uso ampliado dos gatilhos mentais e o entendimento do cérebro humano nos relacionamentos, sejam eles entre pessoas e até mesmo junto ao consumo de produtos; a busca por mecanismos que possam garantir o resgate da capacidade de foco, mesmo em meio a tantas informações que chegam à mente, o que deverá ser a competência mais importante dos novos seres humanos, no mundo do trabalho e na interatividade com as pessoas à volta.

A busca por manter o cérebro focado parece, entre todos, o maior desafio, impactando na vida de pessoas de todas as idades (da criança ao idoso) que vivem num planeta repleto de atrativos, dados, notícias, jogos, links, likes e redes.

Estudo da plataforma de aprendizado Udemy mostra que dois terços dos trabalhadores admitiram olhar para seus telefones por pelo menos uma hora durante o dia de trabalho, representando alto custo para empresas e funcionários.

No Brasil, estudos também começam a ser divulgados sobre o excesso de tempo usado na internet (de diversas formas), com números alarmantes. Pesquisa divulgada pela Hootsuite (plataforma de gerenciamento de mídias sociais) aponta que a média diária de conexão dos brasileiros é a 2ª maior do mundo — perdemos apenas para as Filipinas, totalizando até 9 horas e 29 minutos. Mesmo que exista qualquer exagero nessa estatística, é importante lembrar que a média mundial já está em 6 horas e 43 minutos de conexão diária.

Realmente dá para assustar. Portanto, trate de colocar mais uma meta para o novo ano: manter o foco.

Algumas dicas já estão acessíveis na própria internet e podem ser suas aliadas, como ter o domínio de seus gatilhos internos, planejar o dia e as horas dedicadas às redes sociais e, acima de tudo, controlar seus gadgets.

Feliz 2020!

Leia tudo sobre Tecnologia no portal Tech SC

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Economia

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade