nsc
dc

Desfile do Rio 

Em ano olímpico, União da Ilha apresenta evento esportivo

Comissão de frente da escola foi formada por cadeirantes

08/02/2016 - 05h51

Compartilhe

Por Estadão Conteúdo
(Foto: )

A escola da Ilha do Governador (zona Norte do Rio) aproveita a Olimpíada para fazer uma ode ao Rio de Janeiro, poucos meses antes de a cidade sediar o evento. O enredo "Olímpico por natureza... Todo mundo se encontra no Rio" é dos carnavalescos Jack Vasconcelos (responsável pelo desfile vencedor do Grupo de Acesso de 2009, que alçou a escola de volta à elite) e Paulo Menezes, que substituem Alex de Souza, agora responsável pela Unidos de Vila Isabel.

Leia mais:

Como foi o primeiro dia do Carnaval do Rio de Janeiro

Secretário diz que festa da Capital rivalizará com RJ e SP

Ivete aparece com dreads em Salvador

O desfile começa quando os deuses do Olimpo desembarcam no aeroporto do Galeão para conhecer a Cidade Maravilhosa. Durante o passeio, eles constatam a afinidade dos cariocas com o esporte e o culto ao corpo.

Famoso e respeitado entre os sambistas, mestre Ciça comanda a bateria da escola, que terá a modelo Bianca Leão como rainha. Desde o retorno à elite, em 2010, a escola famosa por enredos como "O Amanhã" e "É Hoje" conseguiu se firmar no Grupo Especial e tenta aproveitar o tema atual para chegar ao desfile das campeãs, que reúne as seis melhores escolas no sábado.

(Foto: )

Seis atletas cadeirantes da equipe Santer Rio Rugby estão entre os guerreiros da comissão de frente da União da Ilha, segunda escola a desfilar neste domingo, na Sapucaí. O coreógrafo Patrick Carvalho treinou quatro meses com o grupo, que conta ainda com um bailarino da Associação Niteroiense de Deficientes (Andef), Felipe Berty. Berty já é veterano na avenida — esteve seis vezes na comissão de frente da Embaixadores da Alegria. Já a equipe de rugby é estreante no carnaval.

— Isso é bem mais difícil do que jogar. Dançar não é o nosso forte — afirmou o atleta Daniel Gonçalves, que aguarda convocação para a paraolimpíada.

Veja mais fotos do desfile:

Colunistas