A Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), que tem sede em Santa Maria, manifestou-se por meio de carta publicada em seu site sobre as mortes na boate Kiss.

Continua depois da publicidade

Na carta, assinada pela presidente da sociedade, Dinara Xavier da Paixão, a SOBRAC se diz consternada pelas perdas e espera que a tragédia sirva para alertar as entidades a assumirem o compromisso de evitar novas tragédias.

A sociedade também pede mais agilidade na aprovação de projetos de leis federais e a criação de uma Comissão Especial de Estudos de Acústica para que se harmonizem e publiquem mais normas técnicas específicas.

Confira a carta na íntegra:

Continua depois da publicidade

A Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), sediada em Santa Maria/RS, através de sua diretoria e de seus associados, encontra-se em luto pela tragédia que vitimou centenas de jovens e declara sua solidariedade aos familiares e amigos dos feridos e falecidos.

Embora todos estejam consternados pela perda de parentes, amigos e conhecidos, não houve vítimas entre os associados da SOBRAC e alunos do Curso de Graduação em Engenharia Acústica da UFSM.

Com profunda tristeza, espera-se que essa tragédia sirva para alertar às entidades públicas e privadas, bem como a própria sociedade civil, para que assumam de maneira séria, o compromisso de evitar acontecimentos semelhantes.

Continua depois da publicidade

Como representante de Profissionais, Instituições e Empresas de Acústica e suas áreas afins, a SOBRAC vem lutando contra as adversidades e mostrando os problemas decorrentes da falta de informação sobre os efeitos do som na saúde humana e a necessidade da atuação de profissionais com conhecimento técnico e a utilização de equipamentos e produtos adequados.

A SOBRAC – e a partir de agora toda a sociedade brasileira – aguarda que os Deputados se sensibilizem e aprovem o projeto de Lei sobre Poluição Sonora, ainda em tramitação na Câmara Federal. A SOBRAC está buscando, também, junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a criação de uma Comissão Especial de Estudos de Acústica para que se harmonizem e publiquem mais normas técnicas específicas.

Um processo de certificação de seus associados foi recentemente iniciado pela SOBRAC, para que a sociedade civil e as instituições possam reconhecer profissionais capacitados, materiais certificados e capazes de garantir proteção aos usuários. É importante que a indústria invista na produção e na comercialização apenas de produtos com certificação de qualidade.

Continua depois da publicidade

A Sociedade Brasileira de Acústica, nesse momento doloroso, entende que é necessária a união de todos para que novas tragédias sejam evitadas e que o reconhecimento das atividades técnicas específicas – como é o caso da Acústica e suas áreas afins – pode contribuir para a segurança e a qualidade de vida das pessoas. Santa Maria, 28 de janeiro de 2013.

Profa Dra Dinara Xavier da Paixão

Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC

Em gráfico, entenda a sequência de eventos que originou o fogo

Clique aqui

Veja também

Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia

Veja como foi o velório das vítimas

Nove pontos que devem permear as investigações sobre incêndio

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelecimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

Continua depois da publicidade

A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu

Imagem: Arte ZH

A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes – além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.

Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio

A festa

Chamada de “Agromerados”, a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas “Gurizadas Fandangueira”, “Pimenta e seus Comparsas”, além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.

Continua depois da publicidade

Acompanhe as últimas informações