Histórica e heroica a classificação do Chelsea nesta quarta-feira para as quartas de final da Liga dos Campeões. O triunfo por 4 a 1 em Stamford Bridge sobre o Napoli pode dar ao técnico interino Roberto di Matteo a condição de efetivo após a saída de André Villas Boas.

Continua depois da publicidade

O Napoli, mostrando postura ofensiva, foi um adversário perigoso para os Blues e por vezes esteve também perto da classificação, ainda que não tenha ficado à frente do placar em nenhum momento do jogo.

Prova disso foram as chances criadas nos 20 primeiros minutos da partida. Cavani e Lavezzi, em chutes de fora da área chegaram a assustar o goleiro Cech. Justamente quando o Napoli era melhor no jogo, o Chelsea conseguiu o seu primeiro gol. Cruzamento de Ramires para a cabeçada de Drogba.

A jogada foi determinante para mudar o ritmo da partida. O Chelsea cresceu, ganhou confiança e o Napoli, aturdido, se encolheu. Permitiu aos Blues incendiar sua torcida e transformar o sonho de uma classificação em algo real.

Sensação que ficou ainda mais forte quando logo com dois minutos do segundo tempo, Lampard bateu escanteio e Terry fez de cabeça. Jogada de duas legendas do clube londrino, prenúncio de que a vaga deveria ser do Chelsea.

Continua depois da publicidade

O 2 a 0 já classificava o clube inglês só que o Napoli daria um tom dramático ao jogo. Inler pegou bola mal afastada por Terry e acertou um belíssimo chute de fora da área. Golaço que passava a dar a classificação para os napolitanos.

Obrigado a conseguir um gol para pelo menos garantir a prorrogação. E ele veio em um pênalti em que a bola bateu na mão de Dossena. Lampard cobrou com firmeza e fez 3 a 1. O drama aumentou pois nessas circunstâncias qualquer gol acabava com a hipótese de tempo extra. A bola não entrou e foi necessário mais meia hora de jogo para decidir tudo.

Na prorrogação o Chelsea sempre esteve melhor. Fernando Torres, que havia substituído Sturridge perdeu uma chance de ouro, quando De Sanctis saiu mal fora da área e a bola sobrou para o atacante. Com o gol aberto e na grande área, o espanhol conseguiu colocar para fora e aumentar o seu período sem gols. Já são 26 jogos.

O fim do primeiro tempo da prorrogação se aproximava, mas no minuto final Drogba cruzou rasteiro e Ivanovic fez um golaço. Explosão no Stamford Bridge. O sonho do Napoli chegava ao fim.

Continua depois da publicidade

A segunda etapa do tempo extra continuou com um Chelsea em vantagem psicológica. O Napoli atacava desordenadamente e dava espaços aos donos da casa. Ao apito final, os Blues se classificaram e afastaram de vez a desconfiança em torno das possibilidades da equipe ir mais à frente na Liga dos Campeões.