O presidente Michel Temer recebeu nesta quarta-feira (07), em Brasília, prefeitos de 23 capitais brasileiras para discutir a segurança pública destas cidades. No encontro, que acontece em meio à intervenção federal no Rio de Janeiro, foi confirmado o acesso a uma linha de financiamento de R$ 10 bilhões através do BNDES para investimento no setor. O prefeito em exercício de Florianópolis, Guilherme Pereira, esteve presente e considerou a reunião “muito produtiva”.

Continua depois da publicidade

— O nosso município clama por segurança. O cidadão tem um pouco de insegurança ao ir e vir de alguns locais de Florianópolis. Eu não sei a monta que ele (Gean Loureiro) vai solicitar. Agora é a área técnica que tem que trabalhar. Queremos investir na área de tecnologia, de reconhecimento facial do cidadão, reconhecimento de placas de veículos furtados rodando no município, videomonitoramento de escolas, treinamento e capacitação.

A partir de agora, cada capital deverá fazer seu estudo técnico, apresentando plano de trabalho e poder de endividamento. Os critérios de acesso ao financiamento não foram detalhados. O assunto ainda deve ser tratado em nova reunião entre a equipe do governo federal com secretários estaduais de segurança, no dia 15 de março, e outra com os prefeitos, prevista para o dia 21.

A reunião durou mais de 3 horas e teve a presença, além do presidente, dos ministros da Justiça, Torquato Jardim, e da recém-criada pasta da Segurança Pública, Raul Jungmann. Temer sugeriu aos prefeitos que mobilizem as guardas municipais para reforçar ações de segurança. Já o ministro Jungmann enfatizou que os recursos devem priorizar programas de prevenção e não apenas de repressão à criminalidade.

Continua depois da publicidade

Cada prefeito dispôs de 5 minutos para expor as questões de sua cidade ao presidente. Gui Pereira disse que se espelhou na fala do prefeito Crivela, já que geograficamente o Rio de Janeiro se assemelha a Florianópolis por também ser uma cidade composta por morros.

Conforme nota da prefeitura de Florianópolis, além do investimento em tecnologia informado por Gui Pereira, o valor também será destinado ao reaparelhamento da Guarda Municipal, com a aquisição de novos equipamentos. “O executivo já vem investindo na segurança, com a inauguração da central de videomonitoramento, com a substituição da frota da corporação e com a atuação da Guarda Municipal mais preventiva, com ações educativas e voltadas a uma polícia comunitária”.

Na semana passada, o governo federal liberou R$ 42 bilhões para reforço do policiamento e do investimento em tecnologia de segurança nos Estados e municípios.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total