nsc
dc

Sistema prisional

Em Santa Catarina, 32 presos não retornaram após saída temporária do Dia dos Pais  

Os detentos são considerados foragidos da Justiça e podem ser encaminhados ao regime fechado, assim que recapturados

19/08/2019 - 17h30 - Atualizada em: 19/08/2019 - 17h41

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Saída de dia dos pais registra 3,4% de evasão
Saída de dia dos pais registra 3,4% de evasão
(Foto: )

O Departamento de Administração Prisional (Deap) divulgou nesta segunda-feira (19) o número de presos que retornaram às unidades prisionais após a saída temporário do Dia dos Pais. Dos 935 detentos beneficiados em Santa Catarina, 32 não se apresentaram nas penitenciárias no prazo estipulado pela Justiça. O número significa evasão de 3,4% em todo o Estado.

Em SC, a cidade com o maior número de presos que não retornaram é Blumenau, com nove, seguida por Chapecó (sete), Itajaí (cinco) e Joinville (quatro). Confira a lista completa abaixo.

Como a liberação dos beneficiados não ocorreu ao mesmo tempo, conforme o Deap, por uma questão de disciplina, alguns apenados saíram mais cedo, na semana que antecede o Dia dos Pais, e outros saíram no domingo em que se comemora a data.

Por esse motivo, os retornos ocorreram no decorrer da semana, com prazo final previsto para o domingo (18).

Os apenados que não voltaram ao sistema prisional depois dos sete dias concedidos são considerados foragidos da Justiça e, sendo recapturados, podem ser encaminhados ao regime fechado e perder benefícios como a remição de pena por dias trabalhados.

A saída temporária é um direito previsto na Lei de Execução Penal (Lei Federal n. 7.210/84) para os presos do regime semiaberto que atendem os requisitos legais como o cumprimento de, pelo menos, 1/6 da pena e que tenham bom comportamento.

Municípios catarinenses onde ocorreram fugas

Blumenau: 9

Chapecó: 7

Itajaí: 5

Joinville: 4

Florianópolis: 2

Curitibanos: 2

Palhoça: 1

Criciúma: 1

Tubarão: 1

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Polícia

Colunistas