nsc
dc

Educação 

Enem 2019: horários, dicas e o que levar para o segundo dia de provas neste domingo

Exame Nacional do Ensino Médio tem segunda etapa com provas sobre Matemática e Ciências da Natureza

01/11/2019 - 17h34 - Atualizada em: 10/11/2019 - 07h20

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Estudantes fazem primeira parte da prova do Enem neste domingo
Estudantes fizeram primeira parte da prova do Enem no domingo passado
(Foto: )

Uma semana após participarem da primeira etapa das provas, com questões sobre Linguagens, Ciências Humanas e a redação sobre a democratização do cinema, os estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 voltam a se reunir neste domingo (10), desta vez para o segundo dia de provas. A avaliação deve envolver novamente 5 milhões de estudantes em todo o Brasil.

No total, neste domingo os estudantes vão responder a 90 perguntas, 45 sobre Matemática e suas tecnologias e outras 45 sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias. No domingo passado, os candidatos já responderam outras 90 questões, sobre Linguagens e Ciências Humanas, e também entregaram a redação.

Florianópolis é a cidade do Estado com o maior número de inscritos: 12,7 mil estudantes cadastrados. Em Santa Catarina, são mais de 110 mil inscritos.

O Enem avalia o desempenho do estudante ao final do ensino médio e pode colaborar para o ingresso no ensino superior pelo programa Sisu e para receber auxílios por meio de programa de financiamento e apoio estudantil.

Confira abaixo informações e dicas sobre a prova:

A prova do Enem

– 180 perguntas: O Enem 2019 é dividido em quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, sobre quatro diferentes áreas do conhecimento, totalizando 180 perguntas. O exame é aplicado em dois dias.

– Provas em dois dias: Neste domingo (10), os alunos vão responder os questionamentos das áreas de Matemática e Ciências da Natureza. No domingo passado (3), as provas foram de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.

– A redação. Alvo de boa parte das preocupações de quem vai fazer o exame, a redação será feita já neste domingo. O texto precisa ter o mínimo de sete linhas, o máximo de 30 e precisa ser dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema apresentada pela equipe que elaborou a prova.

– O tema. Este será o primeiro Enem comandado pela equipe do atual governo e o tema da redação provocou curiosidade entre professores. Nos últimos anos, as redações do Enem tiveram temas como racismo, intolerância religiosa, violência contra a mulher e publicidade para crianças. Neste ano, o tema escolhido foi democratização do cinema. A temática chamou a atenção porque ocorreu no ano em que o presidente Jair Bolsonaro fez críticas públicas à Agência Nacional do Cinema (Ancine), trocou a direção da entidade e fez cortes no fundo de audiovisual.

– Horários.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Das 13h às 13h30min: procedimentos de segurança na sala de prova.

13h30min: início das provas

18h30min: término das provas

Neste segundo domingo de provas, dia 10, como não há a redaão, os alunos terão meia hora a menos para responder as questões em comparação ao primeiro dia de provas – a prova vai até as 18h30min, em vez das 19h.

Dicas para os estudantes

– Nada de eletrônicos. Entre as novidades desta edição do Enem está a previsão de eliminação do participante que deixar qualquer aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação da prova.

– Lanches registrados. Além disso, os lanches levados pelos alunos também serão registrados e vistoriados pelos fiscais no dia da prova.

– O que levar? Caneta esferográfica preta com tubo transparente, documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte, a carteira de estudante não é considerada documento oficial) e comprovante de inscrição, que pode ser obtido no site do Enem.

– O que não levar? Caneta em que o tubo não é transparente, lápis, borracha, bloco de notas, boné, gorro, calculadora, celular ou outros aparelhos eletrônicos, relógio e outros. A organização recomenda comparecer na prova somente com o documento, caneta preta com tubo transparente e o comprovante de inscrição. Mas caso o candidato leve celular ou qualquer outro objeto proibido pelo edital, eles ficarão dentro de sacos plásticos fechados que serão cedidos pela organização da prova.

– Resultados. O gabarito das provas será divulgado no dia 13 de novembro. Já os resultados individuais saem em janeiro de 2020. Para os chamados treineiros, que fazem o Enem apenas para se ambientarem com a prova porque não vão concluir o Ensino Médio até o fim do ano, os resultados devem sair apenas em março do próximo ano.

Leia também

VÍDEO: professor de literatura dá dicas para a prova do Enem 2019

VÍDEO: professores de atualidades e de geografia dão dicas para o Enem 2019

VÍDEO: professor dá dicas de biologia para a prova do Enem 2019

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas