nsc
dc

Cai no Enem!

Enem 2021: resumo e questões sobre a vinda da família real ao Brasil

Em 1808, a família real veio para o Brasil fugindo das tropas napoleônicas que invadiram Portugal

18/11/2021 - 10h05

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Fuga da Corte Portuguesa para o Brasil deu início a uma série de transformações importantes
Fuga da Corte Portuguesa para o Brasil deu início a uma série de transformações importantes
(Foto: )

A fuga da Corte Portuguesa para o Brasil deu início a uma série de transformações importantes que culminariam na independência brasileira. Confira um resumo e questões sobre a vinda da família real ao Brasil para você relembrar do conteúdo e testar seus conhecimentos. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O contexto da fuga da Corte foi marcado pelas Guerras Napoleônicas. Com o objetivo de enfraquecer economicamente a Inglaterra para depois comprometê-la militarmente, Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental em 1806. A medida proibia os portos europeus de receberem mercadorias, mercadores e navios ingleses. 

No entanto, Portugal manteve relações comerciais com a Inglaterra. Isso porque dependiam comercial e financeiramente dos ingleses. Napoleão, por sua vez, reagiu firmando com a Espanha o Tratado de Fontainebleau, um acordo de colaboração militar e de partilha. Logo em seguida, os francesas começaram a invadir Portugal em 1807.

No dia 27 de novembro de 1807, de 10 mil a 15 mil pessoas embarcaram para o Brasil. Após dois dias à espera de tempo bom para zarpar, a Corte partiu para o Brasil, um dia antes das tropas francesas chegarem a Lisboa. 

A viagem durou 54 dias, 20 a mais do que o esperado. As embarcações chegaram em 1808 em Salvador, onde a Corte permaneceu por 6 semanas, até transferir-se para o Rio de Janeiro.

Veja questões sobre o tema no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.

Leia também

Simulador das Notas de Corte do Sisu: calcule suas chances

Como não perder pontos em vícios de linguagem na redação do Enem

Veja os temas de ciências humanas que mais caem no Enem

Absolutismo: veja como os reis tornaram-se tão poderosos

Colunistas