nsc
    dc

    Expectativa

    Enem: alunos de SC retornam às salas de aula para segundo dia de provas

    Neste domingo, estudantes testam os conhecimentos de matemática e ciências da natureza

    10/11/2019 - 12h42 - Atualizada em: 10/11/2019 - 16h14

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Por Ângela Prestes
    UP
    (Foto: )

    Pontualmente ao meio-dia, os portões das instituições de ensino foram abertos para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo (10), estudantes de todo o país voltaram às salas de aula para encarar o segundo dia de provas. Em Santa Catarina, aproximadamente 85 mil candidatos eram esperados para a segunda etapa do exame, considerando as abstenções do primeiro domingo. Os portões fecharam às 13h e as provas inciaram meia-hora depois.

    No Instituto Estadual de Educação, não foram registrados casos de estudantes atrasados. Porém, teve um aluno que esqueceu a documentação e não pode fazer a prova.

    — Eu fiz a prova na semana passada, mas na correria hoje, distraído, acabei esquecendo minha identidade. A moça que aplica a prova lembrou de mim da semana passada, mas sem documento não dá — contou Lucas Souza Almeida.

    Embora os estudantes já estejam mais familiarizados com o formato da prova, a expectativa de enfrentar mais algumas horas de concentração continua grande, segundo Daniel Moro de Miranda, de 19 anos:

    — É uma prova complicada, com muitas matérias e bastante cálculo, mas eu estudei e estou preparado. Vamos ver no que vai dar.

    Claudia Moro, mãe de Daniel, o acompanhou até a entrada do local da realização de prova, para certificar que o filho não perdesse o horário:

    — Quando eu vejo toda essa movimentação, a sensação que me dá é que os professores fizeram a lição de casa. Encaminharam até o fim do Ensino Médio, orientaram e fizeram o possível dentro das condições que têm. Os pais da mesma forma, porque não sou a única mãe que veio acompanhar. O que a gente espera, agora, é que o governo faça a parte dele e ofereça uma educação de qualidade.

    Suzzi foi prestar a prova acompanhada da avó Sueli
    (Foto: )

    Acompanhada da avó, a aluna no 3º ano do Ensino Médio, Suzzy Alexia, de 18 anos, também chegou com o tempo de antecedência exigido. Ela antecipou o horário para garantir a conclusão das provas.

    — Primeiro ano a gente faz mais por experiência, mas se der, melhor — disse.

    Orgulhosa, Suely Walquíria se emociona ao ver a neta falar sobre a expectativa para o futuro profissional, que segundo Suzzy, será como designer:

    — Eu sou uma vó muito presente. Eu sou amiga e companheira e torço muito por ela.

    Os portões fecham às 13h, com início de prova às 13h30min. O encerramento é meia hora antes do que na semana passada: o exame termina às 18h30min.

    Os gabaritos serão divulgados no dia 13 de novembro, quarta-feira. Os resultados individuais de quem realizou o Enem para valer, serão divulgados em janeiro de 2020. Ainda não tem data definida. Para os treineiros, o resultado está previsto para março. No mesmo mês será divulgada a vista pedagógica da redação.

    Leia as últimas notícias do NSC Total

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas