Nesta terça (12) e quarta-feira (13) acontece a reaplicação do Enem 2023 para os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde para fazer o exame nos dias regulares, além da aplicação para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL). Em Santa Catarina, estão inscritos 5.233 indivíduos para o Enem PPL, um aumento de 11% em comparação com a edição anterior.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O Plano Estadual de Educação de Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional de Santa Catarina (PEEP-SC) estabelece um aumento de 40% na oferta do Enem ao longo do quadriênio 2021-2024, com meta anual de crescimento de 10%. Para o Enem 2023, foram inscritos 85 adolescentes sob medida socioeducativa, enquanto 5.148 do sistema prisional do Estado foram matriculados no exame.

Esses dados representam o esforço de Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP) em oportunizar cada vez mais ferramentas de ressocialização aos privados de liberdade do Estado destacou o secretário da SAP, Carlos Alves.

Aplicado desde 2010, o Enem PPL é realizado dentro das próprias unidades prisionais ou socioeducativas e avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que há 84.169 candidatos inscritos em todo o Brasil para a edição deste ano.

Continua depois da publicidade

Conteúdos que mais caem no Enem: Veja as principais dicas de professores para a prova

Os locais de reaplicação do exame e do Enem PPL devem ser conferidos na página do participante, mesmo local onde poderão conferir os resultados individuais, no dia 16 de janeiro de 2024.

Após a divulgação dos resultados, os inscritos podem participar de programas de acesso à educação superior no Brasil e em Portugal, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Reaplicação do Enem 2023

Os candidatos que não conseguiram fazer as provas nos dias 5 e 12 de dezembro, por motivos de saúde ou problemas logísticos, como morarem a mais de 30 quilômetros de distância do local de aplicação do exame, poderão refazer o Enem 2023 nesta terça e quarta-feira.

“Meu sonho é fazer faculdade”: mãe de três vê no Enem oportunidade de melhorar a vida

Após análise dos pedidos, 9.451 participantes estão aptos a ter as provas reaplicadas nestes dois dias.

Continua depois da publicidade

Veja o aulão da NSC com o AZ/COC para o Enem 2023

Leia também

Enem 2023 tem 26,4% de abstenção em Santa Catarina

Veja o que é obrigatório e o que é proibido no dia do Enem

Confira as cidades de SC que vão receber o “Enem dos concursos”

Aulão Enem apresenta revisão sobre os principais assuntos da prova

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total