nsc

publicidade

Cidade

Entenda as obras previstas para a Catedral de Joinville

Ícone de arquitetura da região central da cidade, igreja católica passará por uma grande revitalização nos próximos anos

09/08/2019 - 18h46 - Atualizada em: 10/08/2019 - 10h00

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra catedral vista de cima, com cobertura vermelha por causa do processo de manutenção
Cobertura passa por impermeabilização, que deve terminar até o fim de 2019
(Foto: )

As mudanças na Catedral São Francisco Xavier já são percebidas por quem passa pelas ruas do Centro de Joinville: de longe é possível ver que um dos ícones religiosos da cidade está passando por alterações que começaram pela grande cúpula em formato de concha. Até este fim de semana, os 5.220 metros quadrados da cobertura da igreja estarão avermelhados e, nas próximas semanas, ganharão outros tons causados pela impermeabilização, até a cúpula ser pintada da cor prata.

Esta é, no entanto, apenas a primeira etapa de uma revitalização muito maior que deve levar anos e modificar, principalmente, a parte interna da mais importante igreja católica de Joinville.

O projeto de revitalização da Catedral também prevê um painel novo para o altar, feito em aço e concreto, remodelação do púlpito e dos móveis, mudança na localização da sacristia e um novo confessionário, além de um novo paisagismo em toda a parte interna. Os bancos, que são em estilo poltrona, serão trocados pelos tradicionais em igrejas católicas.

Também haverá mudanças estruturais na parte do prédio onde estão as salas de administração e das aulas de catequese. A primeira parte, que já está ocorrendo, faz alterações na parte externa que são de manutenção: além da impermeabilização da cúpula, que ganhará isolamento em três camadas de membrana contínua, os famosos vitrais serão restaurados e as paredes terão novo reboco.

Confira algumas das mudanças previstas para a Catedral São Francisco Xavier, de Joinville:

Planta mostra novo layout do espaço interno da Catedral
Planta mostra novo layout do espaço interno da Catedral
(Foto: )

Projeto mostra como ficará a parte interna da Catedral após revitalização
Projeto mostra como ficará a parte interna da Catedral após revitalização
(Foto: )

Deixe seu comentário:

publicidade