nsc
an

Waze Carpool apresenta

Entenda como a tecnologia transforma a mobilidade nas cidades  

Aplicativos para smartphones e outras soluções tecnológicas surgem como alternativa para quem quer reduzir custos e ajudar a melhorar a mobilidade urbana 

25/09/2019 - 12h55 - Atualizada em: 26/09/2019 - 10h36

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
(Foto: )

Na maioria das cidades, falar sobre trânsito é sinônimo de discutir problemas de mobilidade. Essa associação da palavra trânsito a um significado negativo tem explicação. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos houve crescimento de 70% na quantidade de automóveis no Brasil. Em 2008, eram 32 milhões de veículos, número que chegou a 54,7 milhões em 2018.

Em Santa Catarina, os números são ainda mais impressionantes. Dados do IBGE apontam que, nos últimos 10 anos, o aumento na frota de veículos foi de 77%. O número passou de 2 milhões, em 2008, para 5,1 milhões, em 2018. No ano passado, 74,5% dos domicílios contavam com pelo menos um automóvel, enquanto a média nacional é de 48,8%. É a maior proporção de automóveis por moradia do Brasil.

Em termos de proporção de carros por habitantes, a cidade mais populosa do Estado, Joinville, figura na sexta posição, com 488,31 automóveis por mil habitantes, número que contempla automóveis, camionetas, motos e motonetas.

Soluções para fugir do trânsito (ou sobreviver a ele) na palma da mão

Em um cenário em que os problemas com o trânsito são evidentes, a tecnologia vem mudando o tom da conversa, passando a discutir e propor soluções para a mobilidade nas cidades. Aplicativos para smartphones, por exemplo, podem não só para melhorar a experiência na estrada, mas também resolver problemas comuns do dia a dia, trazendo mais comodidade e qualidade de vida para motoristas e passageiros.

Uma das tecnologias que já faz parte da rotina dos motoristas são os aplicativos de GPS, que aparecem entre os favoritos dos usuários. Apps como o Waze não apenas mostram as melhores rotas disponíveis para um destino, como também funcionam de forma colaborativa. O app identifica vias congestionadas, apontando até mesmo o motivo da lentidão em determinado local — como um buraco na estrada ou uma colisão entre dois veículos, por exemplo, identificados por outros motoristas. Com isso, a ferramenta ajuda o motorista a escolher o caminho mais livre para seguir viagem com tranquilidade, com direito ao tempo estimado de cada uma das rotas.

O app também conta com recursos como lembretes sobre os limites de velocidade de uma via e indicações de estabelecimentos com base nas preferências do usuário. Por meio do Waze também é possível chamar a polícia ou os bombeiros em casos de emergência.

Transporte por aplicativos

Para pedir um táxi ou um carro particular, já são inúmeras as opções de aplicativos que conectam passageiros a motoristas. Além do transporte individual por aplicativo, a tecnologia também oferece outras para facilitar a locomoção nas cidades de forma segura, prática, econômica e consciente. A possibilidade de dividir caronas com motoristas e passageiros que fazem rotas similares, por exemplo, é a proposta do Waze Carpool.

Lançado em agosto de 2018, a ferramenta já registra mais de 125 mil entradas e mais de 96 mil quilômetros rodados. O aplicativo, que está disponível em todo Brasil, cresceu 460% só no primeiro semestre deste ano.

A ideia é simples, mas os resultados podem ser surpreendentes. A tecnologia do Waze Carpool conecta pessoas que têm rotas e horários semelhantes nos trajetos do dia a dia, como o deslocamento de casa para o trabalho ou para a faculdade. Pelo app, é possível verificar o perfil de quem está oferecendo ou procurando carona e conferir informações como nome, gênero, local de trabalho, perfis em redes sociais, histórico de caronas pelo app e as avaliações de quem já pegou carona. Entre diversas funções, é possível filtrar as caronas por gênero ou por empresa e, assim, selecionar melhor qual o perfil da pessoa com a qual você quer compartilhar o trajeto – que pode ser aceito ou não, por ambas as partes.

Os benefícios de usar o Waze Carpool vão desde economia de dinheiro - já que os gastos são divididos - ao aumento de rede de contatos - pois muitos usuários acabam fazendo amigos durante as caronas. Ainda, em um cenário onde, segundo pesquisa realizada pelo Waze, 60% das pessoas que vão de carro para o trabalho ou faculdade dirigem sozinhas, a iniciativa colabora com a melhoria da mobilidade urbana e, consequentemente, do meio ambiente. "A comunidade do Waze Carpool é fortíssima e não para de crescer. Nós conectamos mais do que rotas, conectamos pessoas e, a partir dessa conexão, grandes coisas podem acontecer: amizades, oportunidades profissionais, grupos de corrida e muito mais. Esse é o futuro - um pelo outro e todos por um mundo melhor" declara Douglas Tokuno, Head de Waze Carpool para a América Latina.

Conheça o Waze Carpool

Waze Carpool chega a Joinville com modelo inédito no mundo

A fim de criar uma cultura de caronas e contribuir com a mobilidade urbana, o Waze Carpool escolheu Joinville para um modelo inédito de parceria em todo o mundo. Para mobilizar os joinvilenses a utilizarem o recurso e a contribuírem para um trânsito mais fluído na maior cidade do Estado, o Waze Carpool elaborou uma campanha que prestigia os bairros e a cidade como um todo. De 25 de setembro a 14 de novembro, todas as caronas terão o valor fixo de R$ 1. Neste mesmo período, o Waze Carpool cobrirá os custos para os motoristas.

Com o mote “#SegueTodaVidaJunto – Joinville de carona com o Waze Carpool”, a campanha também terá grupos dos bairros da cidade dentro do aplicativo. Para participar da promoção, basta baixar o Waze Carpool, entrar no grupo da sua respectiva vizinhança e começar a utilizar o sistema de caronas. Para cada carona dada ou recebida, o usuário será recompensado com 1 ponto. Semanalmente, quem acumular os pontos poderá realizar a troca por vouchers em um site especial e, posteriormente, trocar estes mesmos vouchers por brindes em estabelecimentos parceiros da cidade, como o Shopping Mueller Joinville.

Waze Carpool em Joinville
(Foto: )

Com a pontuação dos usuários também replicadas para os grupos de seus respectivos bairros, a campanha vai gerar uma competição saudável entre as diferentes regiões de Joinville. Ao final do movimento, o bairro que somar a maior quantidade de pontos será recompensado com uma premiação especial.

— O aplicativo precisa de pessoas que estejam aptas a mudar seu dia-a-dia e entender que, ao compartilhar um trajeto que antes, eles faziam sozinhos, eles estão mudando o ecossistema de mobilidade, assim todos saem ganhando. A parceria com Joinville com essa ativação inovadora é um ótimo pontapé inicial — afirma Tokuno.

A longo prazo, com a fomentação e o uso do aplicativo, o sistema disponibilizará dados que servirão para uso no planejamento viário da cidade de Joinville. O exemplo também será utilizado para estimular cidades de todo o mundo a aderirem ao Waze Carpool.

Para participar da campanha, baixe o Waze (para quem quer dar carona) e o Waze Carpool (para quem quer pegar carona) no iOS ou no Android.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

Colunistas